Foto: Envato

Queda no preço dos combustíveis reflete nos valores do frete no Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| O preço do frete caiu em quase todas as praças acompanhadas pela Conab: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Bahia. Entre os motivos, que variam de acordo com a localidade, fica em destaque a queda da demanda na entressafra e a baixa nos preços dos combustíveis.

No Paraná, em Toledo ocorreu pouca movimentação de milho para Paranaguá, e praticamente nenhuma para o Rio Grande do Sul, mantendo-se a tendência informada pelas fontes de que o grão está sendo direcionado para suprir a demanda industrial regional.

 

Dessa forma, os valores apresentados na tabela para o Rio Grande do Sul devem ser entendidos somente como um indicativo, na hipótese da ocorrência de operações para aquele estado. Com relação à soja, a leguminosa manteve uma comercialização baixa entre julho e setembro, consequentemente, a demanda por fretes também se manteve reduzida e em algumas praças, até inexistente, como em Cascavel.

 

frete

 

 

Outro exemplo é a queda no preço dos fretes em setembro/22 nas praças acompanhadas em Mato Grosso do Sul. A baixa no preço dos combustíveis e o término da colheita do milho segunda safra, estão entre os fatores responsáveis destes recuos. Segundo dados da Comex Stat – sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, foram exportadas em setembro 662.820 toneladas de milho, e 36.217 toneladas de soja sul-mato-grossenses.

 

No mesmo período em 2021, foram exportadas 41.377 toneladas de milho e 219.131 toneladas de soja. A demanda pelo milho segunda safra tanto no mercado externo, quanto interno, garantiu patamares significativos de movimentação no estado e influenciam diretamente os preços praticados no mercado de fretes, que apesar das reduções de preços observadas, permanecem acima dos patamares praticados no primeiro semestre de 2022.

As rotas com destino aos portos paranaenses foram as mais utilizadas para o escoamento da produção, e o mercado interno manteve uma demanda firme de grãos e farelos com destino às regiões produtoras de rações animais da região Sul

 

frete

A exceção na questão dos preços do frete foi verificada apenas no Distrito Federal e no Piauí, que mostraram ainda um mercado aquecido. O primeiro, justificado pela intensificação do plantio da safra 2022/2023 onde alguns produtores, que ainda não adquiriram os adubos, estão solicitando, e o segundo, sustentado pela movimentação do milho segunda safra.

A pesquisa mensal dos preços de frete é realizada pela Conab com o objetivo de monitorar as rotas mais relevantes de corredores logísticos, gerando dados capazes de subsidiar a elaboração de conjunturas econômicas e outros estudos. A pesquisa não define o preço referencial de mercado.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Conab)

(Foto: Envato)

 

 

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas