Mapa e Embrapa incentivam cultivo de variedades de inhame e abóbora

Compartilhar

A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa) e a Embrapa Alimentos e Territórios fizeram uma parceria por meio de Proposta de Descentralização Direta de Recursos visando a promoção de ações estratégicas que contribuam no incremento e potencialização do cultivo e agregação de valor às variedades crioulas de inhame e abóbora. O objetivo é gerar oportunidades de melhoria de renda e saúde das famílias agricultoras no estado de Alagoas.

O projeto beneficiará 2.365 agricultores familiares alagoanos. Ainda que as ações estejam concentradas em Alagoas, a expectativa é que os resultados tenham impacto em nível regional. Serão investidos R$ 175 mil em 24 meses.

As variedades crioulas de alimentos são aquelas que obtidas através de seleção e cruzamento natural pelos agricultores. Entre as ações propostas na parceria estão o mapeamento das áreas e sistema de cultivo de inhame praticado pelos agricultores familiares em Alagoas e a capacitação dos produtores no manejo sustentável do tubérculo e na produção de rizóforos-sementes com qualidade fisiológica e sanitária. Também será determinado o o perfil químico e a composição nutricional das variedades crioulas de inhame e abóbora, visando agregação de valor e diferenciação das variedades.

O projeto também irá identificar os conhecimentos locais sobre as formas de preparo, a partir da abóbora e inhame, capacitando os agricultores e suas famílias a aprender novos preparos utilizando os frutos e tubérculos de abóbora e inhame de forma integral, como a polpa, as sementes e a casca.

Todas as ações de campo serão realizadas por meio de estratégia participativa, com a colaboração de entidades como a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), a Cooperativa Agropecuária de Alagoas Ltda (Coopaal), a Associação Comunitária Flor do Bosque (Acaflorb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As atividades de campo permitirão, também, o treinamento de estudantes de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)

 

(Foto: Mapa)

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.