cultivo

Mapa e Embrapa incentivam cultivo de variedades de inhame e abóbora

Débora Damasceno
Débora Damasceno
cultivo

A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa) e a Embrapa Alimentos e Territórios fizeram uma parceria por meio de Proposta de Descentralização Direta de Recursos visando a promoção de ações estratégicas que contribuam no incremento e potencialização do cultivo e agregação de valor às variedades crioulas de inhame e abóbora. O objetivo é gerar oportunidades de melhoria de renda e saúde das famílias agricultoras no estado de Alagoas.

O projeto beneficiará 2.365 agricultores familiares alagoanos. Ainda que as ações estejam concentradas em Alagoas, a expectativa é que os resultados tenham impacto em nível regional. Serão investidos R$ 175 mil em 24 meses.

As variedades crioulas de alimentos são aquelas que obtidas através de seleção e cruzamento natural pelos agricultores. Entre as ações propostas na parceria estão o mapeamento das áreas e sistema de cultivo de inhame praticado pelos agricultores familiares em Alagoas e a capacitação dos produtores no manejo sustentável do tubérculo e na produção de rizóforos-sementes com qualidade fisiológica e sanitária. Também será determinado o o perfil químico e a composição nutricional das variedades crioulas de inhame e abóbora, visando agregação de valor e diferenciação das variedades.

O projeto também irá identificar os conhecimentos locais sobre as formas de preparo, a partir da abóbora e inhame, capacitando os agricultores e suas famílias a aprender novos preparos utilizando os frutos e tubérculos de abóbora e inhame de forma integral, como a polpa, as sementes e a casca.

Todas as ações de campo serão realizadas por meio de estratégia participativa, com a colaboração de entidades como a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), a Cooperativa Agropecuária de Alagoas Ltda (Coopaal), a Associação Comunitária Flor do Bosque (Acaflorb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As atividades de campo permitirão, também, o treinamento de estudantes de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)

 

(Foto: Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas