Embrapa abre oferta para cultivo de batata “especial”

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Está aberto edital da Embrapa para produtores interessados em produzir e comercializar um tipo de batata especial: a batata BRS F50 (Cecília).

As manifestações de interesse podem ser feitas até às 17h do dia 10 de agosto. Os produtores contemplados serão comunicados por e-mail a partir do dia 15 de agosto.

 

Os interessados em realizar a multiplicação dos materiais devem enviar os documentos listados em edital para o e-mail [email protected], sob o assunto “Comunicado de Oferta N° 10/2022.” Para participar do processo, também é necessário estar inscrito no Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas).

A oferta é de cinco lotes, com cem tubérculos de semente genética da cultivar, ao valor de cem reais cada lote; e de cinco lotes, com cem mudas básicas in vitro da cultivar, ao valor de dois mil reais cada lote. Inicialmente, cada produtor poderá adquirir apenas um lote, mas também manifestar interesse em lotes remanescentes.

 

A distribuição será feita por ordem de solicitação até o esgotamento dos lotes.

Sobre a BRS F50 (Cecília)

A BRS F50 (Cecília) tem teor relativamente alto de matéria seca e, portanto, em termos culinários, apresenta aptidão para fritura. Com relação à produção, o material se destaca pela boa aparência dos tubérculos, pela resistência a doenças foliares e pelo alto potencial produtivo.

 

A cultivar tem previsão de lançamento no mercado no início de dezembro de 2022 e foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, com envolvimento da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), da Estação Experimental da Unidade em Canoinhas (EECan), em Santa Catarina, e da Embrapa Hortaliças (Brasília, RS).

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

Foto: Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas