ESPECIAIS

Embalagens vão informar sobre excesso de nutrientes em alimentos 

Compartilhar

#souagro| As embalagens de alimentos terão informações sobre excesso de nutrientes. As novas normas entram em vigor no dia 9 de outubro deste ano. A novidade do novo modelo é a rotulagem nutricional frontal, um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o objetivo é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.

Haverá uma lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar. É obrigatória a veiculação do símbolo de lupa com indicação de um ou mais nutrientes, conforme o caso.

 

Por exemplo: alto conteúdo de açúcar adicionado em alimentos sólidos e semissólidos, o alerta virá quando eles tiverem 15 gramas ou mais de açúcar por 100 gramas do produto no total.

A quantidade de alerta em alimentos líquidos virá sempre que tiver 7,5 gramas ou mais por 100 mililitros de alimento.

O excesso de gordura saturada  em alimentos sólidos e semissólidos será indicada quando for de 6 gramas ou mais em cada 100 gramas.

Em alimentos líquidos, o alerta virá para produtos com 3 gramas ou mais por 100 mililitros de alimento.

O sódio virá em destaque em alimentos sólidos e semissólidos quando a quantidade no produto for de 600 miligramas ou mais em cada 100 gramas. Nos alimentos líquidos quando constar no produto, 300 miligramas ou mais por 100 mililitros.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Agência Brasil)

Foto: Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.