capacitação

Capacitação de produtores rurais aumenta renda nas propriedades

Débora Damasceno
Débora Damasceno
capacitação

#souagro| Quando o produtor rural busca capacitação, os resultados na propriedade costumam ser fantásticos. Prova disso é o apicultor, Antônio Agêncio Pereira que em seis anos de experiência como havia conquistado uma produção de 500 kg de mel mensalmente. Porém, em pouco mais de um ano, essa quantidade dobrou e hoje alcança a marca de 1,2 tonelada. A mudança, segundo o apicultor, iniciou em um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Jaciara.

“Temos crescido muito com os cursos ofertados em apicultura. Desde 2015 eu só produzia 500kg e depois que eu fiz a capacitação passei uma tonelada. Eu creio que estou no caminho certo e agradeço por todo o ensinamento”, destacou o apicultor que atualmente é o presidente da Associação de Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale), fomentada e criada após o treinamento.

 

0

Antônio percorreu mais de 70 km para participar do Dia de Campo de Apicultura da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que foi realizado no município de Rondonópolis. Mas, não foi o único que se deslocou de sua cidade para adquirir mais conhecimento. O evento também contou com a presença de apicultores de Pedra Preta e Guiratinga.

“Participantes do curso de apicultura estão entusiasmados em conhecer mais sobre essa cadeia produtiva. É um universo muito rico. Já vamos pedir outro curso de apicultura e uma frente de ATeG ao nosso município”, afirmou a presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, Juliana Mesquita Borges.

 

O evento de compartilhamento de experiências foi promovido pelo Senar-MT, por meio da ATeG. Foi um dos primeiros Dias de Campo dessa cadeia produtiva em Mato Grosso e reuniu 103 participantes, somando Rondonópolis e Alto Araguaia, as duas cidades que receberam eventos de apicultura, durante os 100 Dias de Campo.

Dentre os assuntos abordados estiveram beneficiamento da produção e técnicas de captura de enxame. Segundo Antônio Agêncio, foi uma oportunidade de aprender ainda mais sobre o ramo. “O dia de campo nos orienta mais do que já sabemos. Tivemos aulas de fundamental importância. O Senar-MT tem proporcionado um grande trabalho ao pequeno agricultor”, destacou.

Antônio está entre os 150 apicultores atendidos pela ATeG do Senar-MT. Em Jaciara, os atendimentos iniciaram em 2022 e já beneficiam um grupo de 30 apiários. Os interessados devem entrar em contato com um dos 93 Sindicatos Rurais e solicitar atendimento.

Para participar de algum curso do Senar é só procurar a unidade do seu estado.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Senar/MT)

(Foto: Senar)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas