estável

Brucelose: saiba como fazer o controle da doença em bovinos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
estável

#souagro| A brucelose bovina é uma doença que não tem cura, mas pode ser erradicada. No Brasil, a doença ainda não foi eliminada, mas há caminhos para que isso aconteça.

A brucelose bovina é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria, a Brucella aborts, encontrada em diversas partes do mundo.

Ela é caracterizada por aborto na parte final da gestão e infertilidade. A transmissão dessa doença ocorre pelo pasto ou água contaminada de resto de parto ou aborto de animais infectados.

 

O agravante é que a doença não tem cura no animal e se ele for infectado é preciso fazer o abate sanitário, já que é bastante agressiva e leva a várias consequências, como queda na produção, fechamento de mercado com barreiras na exportação de carne e impossibilidade de trânsito desses animais em todo o País.

A doença é perigosa e pode infectar o ser humano pelo leite ou pela carne de um boi doente. Por conta disso, o controle da doença é muito importante.

 

A principal forma de controle é a vacinação do gado. Os animais infectados também precisam ser descartados e a saúde dos animais do restante do rebanho monitorada.

A vacinação pode ser feita com doses das vacinas B19 e a RB-51. A B-19 pode ser aplicada em fêmeas de três a oito meses de idade. Já a outra permite uma segunda chance de vacinação para aumentar a taxa de eficácia da vacina.

 

Vacinação obrigatória

É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade, com amostra B19.
Na espécie bovina, a vacina amostra B19 poderá ser substituída pela vacina amostra RB51, sendo essa última não
indutora da formação de anticorpos aglutinantes, mas mantendo-se o período para vacinação entre 3 a 8 meses
de idade.
A vacinação, tanto com a vacina B19 quanto com a vacina RB51, só pode ser realizada sob responsabilidade de
médicos veterinários cadastrados no serviço veterinário oficial de seu estado de atuação.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas