Foto: CNA Brasil

Boa nutrição contribui para saúde dos suínos desde a gestação

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: CNA Brasil

#souagro| A imunonutrição traz a sugestão de que existe uma relação entre a desnutrição e infecções de suínos.  Se para humanos a nutrição está relacionada com a digestão e absorção de nutrientes no trato gastrointestinal, com os animais não poderia ser diferente.  A nutrição está relacionada com a digestão e absorção de nutrientes no trato gastrointestinal, microbiota, sistema imune, órgãos relacionados a processos inflamatórios e seus efeitos secundários, sistema nervoso e produção de hormônios.

O trato gastrointestinal de suínos, além de ser responsável pela digestão e absorção, também é um órgão responsável pelas respostas imunes. Aproximadamente um quarto da mucosa intestinal é composta por tecido linfoide e mais de 70% deste são células do sistema imune. Assim, o desenvolvimento e maturação do sistema imune podem ser impactados por fatores externos (ambiente, manejo, condições sanitárias, dieta, etc) e inerentes ao próprio animal (genética, idade).

“Estes fatores também têm impacto sobre a microbiota e saúde intestinal. A microbiota intestinal desempenha diversas funções no organismo e tem um papel importante na comunicação bidirecional no eixo intestino-cérebro . Ou seja, o sistema nervoso central , via eixo hipotálamo-hipófise, pode ser ativado em resposta a fatores estressores e liberar cortisol. O cortisol afetará as células imunes, que iniciarão a liberação de citoquinas pró-infamatórias, que por sua vez, afetarão a permeabilidade intestinal, o que permitirá uma modificação na microbiota”, afirma, em artigo, Melina Bonato, Gerente de P&D, ICC Brazil.

 

Leitões recém-nascidos, por exemplo, dependem da imunidade materna passiva e da imunidade cong~enita adquirida para se desenvolver.

“O desenvolvimento das respostas imunes dos leitões inicia durante a gestação, porém não há transmissão de anticorpos ou imunoglobulinas via placenta. Por isso, estes animais são dependentes da ingestão de anticorpos maternais via colostro e leite. Assim, há vários fatores que podem influenciar na capacidade de transmissão de imunidade passiva das porcas para os leitões, como: genética, idade, nutrição, programa vacinal, ambiente – manejo, pressão de patógenos, fatores estressores, entre outros . Por outro lado, o desenvolvimento da imunidade específica nos leitões, que também será influenciado pelos mesmos fatores, é afetado criticamente pela idade ao desmame”, explica.

O desmame é um período desafiador para o leitão e os fatores estressores envolvem, principalmente, novo ambiente com nova interação social e mudança de dieta dos suínos. O desmame precoce ocorre quando o sistema imunológico do leitão está ainda imaturo e seus anticorpos circulantes atingem os níveis mais baixos, em torno de 28 dias.

 

“Ainda há muito a ser estudado sobre o eixo microbiota-intestino-cérebro, dada a complexidade dos fatores relacionados; porém, o uso dos imunonutrientes, isolados ou associados, para suplementação, traz benefícios já comprovados sobre a saúde, bem-estar, crescimento e produtividade. Por isso, conhecer o modo de ação destes é fundamental para o fazer os monitoramentos corretos, mensurar os benefícios esperados e quantificar o retorno sobre o investimento”, ressalta Melina.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Fonte: Artigo Conceitos de imunonutrição aplicados a suinocultura, por Melina Bonato, Gerente de P&D, ICC Brazil

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas