VÍDEO: Veja onde pode ter geada nesta terça-feira

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | Na terça-feira uma massa de ar frio avança pela Região Sul. Resfriamento bastante expressivo e forte declínio das temperaturas no Paraná. Há possibilidade para a formação de geada em vários pontos do Estado. Ressalta-se que o vento se mantém mais persistente e, associado ao ar mais gelado, pode provocar a ocorrência de “geada negra” entre o sudoeste e o centro-sul paranaense, fenômeno que é mais prejudicial para a agricultura.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, o tempo será de sol e pode haver geada nesta terça-feira (17). “Entre hoje à noite e amanhã pode ter formação de geada em grande parte do Paraná. Inclusive no Sudoeste pode iniciar o processo no finalzinho da noite, início e meio da madrugada, aumentar a nebulosidade e não amanhecer com geada. Dependendo da intensidade, o pessoal vai observar os danos daqui alguns dias” explica.

 

 

Assista à análise do tempo com Ronaldo Coutinho:

Conforme os dados do Simepar, para esta terça-feira (17), o dia amanhece gelado em todo o Estado. Os termômetros marcarão temperaturas entre 2ºC e 13ºC em Cascavel. Em Francisco Beltrão e Pato Branco as mínimas também serão próximas de 0ºC, está previsto para amanhecer com 2ºC e pode chegar aos 12ºC durante o dia.

 

Alerta IDR

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná), dão algumas dicas para quem planta café e outras culturas.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com camadas de cobertura plástica ou aquecimento — ou, ainda, a adoção das duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos, lavouras novas e viveiros, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

 

Outras culturas
Em hortaliças, leguminosas, árvores frutíferas tropicais recém-plantadas e outras culturas sensíveis à geada em que é viável fazer a proteção contra o frio intenso, utilizar técnicas como aquecimento, irrigação ou cobertura.
Essas mesmas práticas podem ser adotadas em viveiros de plantas sensíveis. Granjas de aves e suínos devem ser aquecidas.

 

(Ageiél Machado com IDR/Sou Agro)

 

 

(Foto: Valdelino Pontes)

 

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas