Cuidar do solo faz toda diferença nas lavouras

Compartilhar

#souagro| Iluminar as plantações para obter melhores resultados é uma ótima alternativa para ajudar o produtor rural. A tecnologia do grupo Fienile utiliza luzes artificiais para simular a luz do sol e estimular a fotossíntese nas plantas através da emissão de um espectro eletromagnético apropriado e, assim, compensar ou  substituir a baixa disponibilidade de luz natural em determinadas regiões, mas para que isso seja possível, é preciso se atentar as condições do solo.

A gente já trouxe aqui no portal Sou Agro muitas informações sobre essa tecnologia, mas é preciso que o produtor rural entenda que antes de utilizar a suplementação luminosa, há uma série de outros fatores que são analisados antes, para que o resultado final seja o desejado: “Esse é um projeto que ele visa estimular as plantas com as luzes, só que esse estímulo ele tem que ser balanceado com fatores que vão promover altas produtividades. De nada adiantaria nós posicionarmos a suplementação luminosa e a planta estar em uma condição que apresente limitantes:  compactação, deficiência nutricional, doenças. Então a luz ela é uma ferramenta que melhora o bom, mas não corrige o ruim. Então, a Fienile inicia o seu trabalho com uma consultoria, para entender como que é a área que vai ser implementada com a suplementação luminosa
como nós podemos melhorar as condições favoráveis para altas produtividades”, explica Ernane Miranda Lemes, Diretor de Pesquisas do Grupo Fienile.

ASSISTA O VÍDEO:

A suplementação luminosa tem resultados extraordinários, mas o agricultor precisa estar ciente de que ela não vai resolver todos os problemas da lavoura, é preciso ter todo o acompanhamento: “Na verdade, a luz mal posicionada, ela tem potencial para prejudicar a lavoura. Tivemos situações em que nós não tomamos cuidados com outros fatores e a planta não respondeu da forma como nós gostaríamos. Então é um trabalho muito técnico que se inicia com uma consultoria para entender como é a dinâmica nutricional do solo com o posicionamento de fatores favoráveis a produção pode estimular a planta junto com a suplementação luminosa pra altos tetos produtivos. Então a luz é uma ferramenta, ela é a parte final de um projeto que se inicia com uma consultoria”, finaliza Ernane.

luminosa
Pivô de suplementação luminosa do grupo Fienile

 

Entender o comportamento do solo em cada região faz toda diferença para produtividade das lavouras. Por isso, o estudo de cada propriedade é tão importante: “A ideia do trabalho é mostrar que o ambiente, o meio físico que é o solo ele dá respostas diferentes a potencial produtivo da planta. Então, existe a necessidade, a preocupação de se estruturar o solo de conhecer o que tem no perfil para poder saber qual que é a possibilidade de ganho do projeto ou até a viabilidade desse projeto ou não. É um projeto de pesquisa que a gente tem em parceria com o grupo Fienile, com o objetivo de identificar o solo, fazer uma correção do perfil deste solo e buscar alternativas de manejo do meio físico, químico e biológico pra poder atingir o potencial do solo poder explorar o potencial, mas também saber conviver com as limitações desse solo”, afirma Alceu Linares Pádua Júnior, Doutor em Produção Sustentável em Qualidade do Solo e da Água.

 

CONHEÇA OS ENTREVISTADOS

Ernane Miranda Lemes
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitopatologia
Doutor em Fitotecnia
Pós Doutorando
Diretor de Pesquisas do Grupo Fienile

Alceu Linares Pádua Júnior
Engenheiro Agrônomo
Doutor em Produção Sustentável em Qualidade do Solo e da Água
Professor da UFVJM campus de Unaí

 

(Débora Damasceno com Sirlei Benetti/ Sou Agro) 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.