Agricultura Urbana terá novas unidades em Cascavel

Débora Damasceno
Débora Damasceno

O Programa Agricultura Urbana, vinculado ao Território Cidadão, abriu chamamento público que irá selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSC) para a implantação de 24 novas unidades produtivas e manutenção das 83 existentes em Cascavel, no Oeste do Paraná.

O principal objetivo do programa é assistir famílias em situação de insegurança alimentar, garantindo alimento saudável e renda. O Termo de Colaboração que será assinado pelas entidades escolhidas no processo de seleção, tem como finalidade a manutenção e implantação de novas unidades para a produção de alimentos, ervas medicinais, plantas ornamentais, mel de colmeia de abelhas sem ferrão, em áreas urbanas e periurbanas.

Criado pela Lei Municipal nº 6.874/2018, o Programa Agricultura Urbana utiliza espaços, preferencialmente em áreas públicas, para implantação das unidades produtivas, os chamados lotes baldios e sem utilização.

agricultura

 

José Luiz Ferreira, coordenador do programa, destaca  que nesses espaços as famílias cadastradas no programa fazem o cultivo de alimentos como hortaliças, mandioca, feijão, arroz, milho, abóbora entre outros.  Elas recebem cursos, treinamentos e subsídios para o primeiro plantio.

“As famílias que trabalham nas unidades produtivas colhem os alimentos para seu consumo próprio e o que sobra elas comercializam o excedente. O trabalho nas unidades, além de melhorar a qualidade alimentar das famílias e ajudar sua renda, serve como processo terapêutico, pois as atividades ao ar livre, o contato com a terra e a natureza trazem paz”, explica Ferreira.

 

Atualmente são 83 unidades produtivas e mais de 200 famílias atendidas.  Com o novo chamamento público,ocorreram alguns ajustes e o programa será ainda mais atrativo, a mobilização social mais intensificada, com a participação de uma assistente social, além da assistência técnica que já acontece atualmente.

Informações sobre a participação no Chamamento Público da Agricultura Urbana podem ser acessadas neste link.

 

(Fonte e fotos: Prefeitura de Cascavel)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas