VÍDEO: cresce interesse de empresas do agro por Cascavel

Compartilhar

 

#souagro | Empreendedores de diversos segmentos, entre os quais o do agronegócio, passaram nos últimos tempos a olhar Cascavel com um olhar mais aguçado e projetado para o futuro. O interesse tem uma explicação simples: obras como a do Trevo Cataratas, novo ramal da Ferroeste e o Aeroporto Regional já fazem a diferença na hora de optar em qual cidade pretendem potencializar os seus negócios. Muitas empresas do agronegócio nacional e mundial têm procurado a Prefeitura de Cascavel atrás de informações e de curiosidade sobre os critérios que precisa cumprir para empreender na nossa Cascavel.

Para entender um pouco mais sobre as vantagens oferecidas pelo munícipio aos futuros empreendedores, a equipe de reportagem do Portal Sou Agro conversou com a secretário de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli. Ela confirma o aumento de interesse das empresas por Cascavel e os caminhos que precisam ser percorridos para solidificar seus negócios na capital do oeste.

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentou levantamento dos municípios mais ricos do agronegócio brasileiro. Cascavel ficou na 58ª colocação. O estudo foi baseado nos dados da produção agrícola municipal, condizente com 2020. Pesaram na classificação o valor da produção das lavouras permanentes e temporárias e PIB (Produto Interno Bruto).

Clique no quadro abaixo e assista a entrevista com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli:

O agronegócio representa 34% do PIB de Cascavel, quatro pontos percentuais acima do que essa cadeia representa para a economia do Brasil. No ano passado, o VPB de Cascavel fechou em R$ 2,27 bilhões.

Outra pesquisa recente coloca Cascavel como destaque no ranking de melhores cidades para os negócios do agro, ocupando a quarta posição no País. O estudo foi publicado pela Urban System na Revista Exame. Foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes e Cascavel subiu 51 posições em relacionamento ao ranking anterior.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli, a política de incentivo à atração de empresas do município é pautada em incentivos econômicos e fiscais. “Temos recebido um número expressivo de empresários com interesse nas oportunidades que Cascavel oferta”. A lei municipal 7025 prevê que as empresas interessadas em instalar negócios no município ou aquelas que planejam ampliar o empreendimento, têm um diferencial de isenção de impostos e taxas por um período de 10 anos. “A força do agronegócio está presente em nosso DNA, uma característica marcante da nossa região e isso, realmente pesa na decisão dos empresários na hora de decidir criar ou fortalecer as raízes empreendedoras em nossa terra”.

Para Hivonete Piccoli, o fato de Cascavel estar em uma posição importante em nível nacional, faz com que os investidores tenham os olhares voltados para o município. E as perspectivas são ainda mais animadoras e pujantes para a cidade. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, já trabalha para viabilizar o aeroporto para atender as demandas de cargas, oportunizando ao empresário expansão dos negócios tanto no mercado doméstico como internacional.

“Hoje, o interesse por Cascavel aumentou. É uma cidade posicionada de tal modo, que o hub logístico é favorecido pela proximidade de estados produtores como Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a capacidade ampla de escoamento da produção, por meio de vários modais”, descreve a secretária.

Uma das novidades prestes a sair do forno, a partir do segundo semestre, envolve a implantação do condomínio industrial dedicado à agroinovação e tecnologia, anexo à Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Cascavel) e também uma nova área para futuras instalações de empresas, situada em frente à Ferroeste, às margens de um dos principais corredores do Mercosul, a BR-277.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Celso Dias

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.