interesse

VÍDEO: cresce interesse de empresas do agro por Cascavel

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
interesse

 

#souagro | Empreendedores de diversos segmentos, entre os quais o do agronegócio, passaram nos últimos tempos a olhar Cascavel com um olhar mais aguçado e projetado para o futuro. O interesse tem uma explicação simples: obras como a do Trevo Cataratas, novo ramal da Ferroeste e o Aeroporto Regional já fazem a diferença na hora de optar em qual cidade pretendem potencializar os seus negócios. Muitas empresas do agronegócio nacional e mundial têm procurado a Prefeitura de Cascavel atrás de informações e de curiosidade sobre os critérios que precisa cumprir para empreender na nossa Cascavel.

Para entender um pouco mais sobre as vantagens oferecidas pelo munícipio aos futuros empreendedores, a equipe de reportagem do Portal Sou Agro conversou com a secretário de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli. Ela confirma o aumento de interesse das empresas por Cascavel e os caminhos que precisam ser percorridos para solidificar seus negócios na capital do oeste.

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentou levantamento dos municípios mais ricos do agronegócio brasileiro. Cascavel ficou na 58ª colocação. O estudo foi baseado nos dados da produção agrícola municipal, condizente com 2020. Pesaram na classificação o valor da produção das lavouras permanentes e temporárias e PIB (Produto Interno Bruto).

Clique no quadro abaixo e assista a entrevista com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli:

O agronegócio representa 34% do PIB de Cascavel, quatro pontos percentuais acima do que essa cadeia representa para a economia do Brasil. No ano passado, o VPB de Cascavel fechou em R$ 2,27 bilhões.

Outra pesquisa recente coloca Cascavel como destaque no ranking de melhores cidades para os negócios do agro, ocupando a quarta posição no País. O estudo foi publicado pela Urban System na Revista Exame. Foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes e Cascavel subiu 51 posições em relacionamento ao ranking anterior.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli, a política de incentivo à atração de empresas do município é pautada em incentivos econômicos e fiscais. “Temos recebido um número expressivo de empresários com interesse nas oportunidades que Cascavel oferta”. A lei municipal 7025 prevê que as empresas interessadas em instalar negócios no município ou aquelas que planejam ampliar o empreendimento, têm um diferencial de isenção de impostos e taxas por um período de 10 anos. “A força do agronegócio está presente em nosso DNA, uma característica marcante da nossa região e isso, realmente pesa na decisão dos empresários na hora de decidir criar ou fortalecer as raízes empreendedoras em nossa terra”.

Para Hivonete Piccoli, o fato de Cascavel estar em uma posição importante em nível nacional, faz com que os investidores tenham os olhares voltados para o município. E as perspectivas são ainda mais animadoras e pujantes para a cidade. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, já trabalha para viabilizar o aeroporto para atender as demandas de cargas, oportunizando ao empresário expansão dos negócios tanto no mercado doméstico como internacional.

“Hoje, o interesse por Cascavel aumentou. É uma cidade posicionada de tal modo, que o hub logístico é favorecido pela proximidade de estados produtores como Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a capacidade ampla de escoamento da produção, por meio de vários modais”, descreve a secretária.

Uma das novidades prestes a sair do forno, a partir do segundo semestre, envolve a implantação do condomínio industrial dedicado à agroinovação e tecnologia, anexo à Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Cascavel) e também uma nova área para futuras instalações de empresas, situada em frente à Ferroeste, às margens de um dos principais corredores do Mercosul, a BR-277.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Celso Dias

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas