auditores

Auditores agropecuários vão retomar operação padrão

Débora Damasceno
Débora Damasceno
auditores

#souagro| A operação padrão será retomada pelos auditores fiscais federais agropecuários (Affas) na próxima segunda-feira (02/05), é isso que informa o Sindicato Nacional dos auditores fiscais federais agropecuários – ANFFA Sindical.

A decisão segundo o sindicato é por conta da falta de avanço nas negociações da reestruturação da carreira, os trabalhadores afirmam que o governo federal mantém a decisão de oferecer reajuste linear de 5% a todos os servidores públicos o que segundo os auditores não repõe a defasagem salarial da carreira. Representantes da categoria haviam se reunido nesta semana com o ministro da Agricultura, Marcos Montes.

O Conselho de Delegados Sindicais do ANFFA, nos 27 estados, entendeu que diante do atual impasse com o governo federal, não há outra saída a não ser a retomada da operação padrão da carreira, por tempo indeterminado.

 

A MOBILIZAÇÃO

Assim como ocorreu na operação-padrão iniciada no final de dezembro do ano passado e encerrada em março, a mobilização que retorna na semana que vem, não vai paralisar as atividades da categoria. No entanto, os auditores vão cumprir os prazos regimentais e seguir trabalhando por oito horas diárias, mas sem turnos extras não compensados ou remunerados e sem almoços estendidos de três horas, que os obriguem a permanecer mais tempo no ambiente de trabalho.

De acordo com a categoria, com a retomada da mobilização, a prioridade de trabalho dos fiscais será voltada para atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas e perecíveis, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de companhia (pets).

O Sindicato também afirma que a mobilização não vai afetar o diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas de erradicação e controle de doenças importantes para o Brasil, à exemplo da Febre Aftosa, à Peste Suína Africana (PSA) e de pragas que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário.

 

O PEDIDO DA CATEGORIA

A reestruturação da carreira, pleiteada pela categoria, compreende a reposição das perdas da inflação e defasagem salarial de mais de cinco anos. Também inclui a realização de concurso público para carreira, que hoje sofre com o déficit de pessoal, de 1.620 auditores. Hoje, o Mapa tem pouco mais de 2,5 mil auditores na ativa. Comparado ao número de 2000, em que o número era 4.040, há redução de 37,3% no quadro somente em 2021. Essa redução ocorreu, em grande parte, devido a aposentadoria desses servidores, sem a reposição (Dados de maio de 2021).

“Importante destacar que o trabalho dos Affas tem um  impacto anual positivo na manutenção de 183 mil postos de trabalho no agronegócio e de R$ 87,5 bilhões no resultado da economia brasileira”, destaca Janus Pablo, presidente do ANFFA.

(Débora Damasceno/Sou Agro com ANFFA sindical)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas