outono

Outono deve ter chuvas intensas e geada

Débora Damasceno
Débora Damasceno
outono

#souagro| Tudo indica que teremos um outono chuvoso e gelado na região Sul do Brasil em 2022. A nova estação que chega no domingo (20) será marcada por temperaturas baixas e muita chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A frente fria chega um dia antes do outono, no dia 19 e essa condição vem associada a uma intensa massa de ar frio o que deverá provocar chuvas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas em toda Região Sul do país.

 

Entre a noite desta sexta-feira e o sábado, as chuvas intensas devem atingir o leste de Santa Catarina e do Paraná, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir do domingo (20), no final do dia, as chuvas intensas devem atingir o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e zona da mata mineira. Os acumulados de chuva podem superar os 100 mm e os ventos poderão ser maiores que 60 km/h, principalmente em localidades próximas ao litoral.

A Figura abaixo apresenta a previsão de acumulado de chuva entre os dias 16/03/2022 e 23/03/2022. As áreas em tons de rosa indicam totais de chuva em torno de 200 mm.

outono

 

Frio

O outono também deve ser marcado por muito frio e tem até possibilidade de geada. Entre domingo (20) e segunda-feira (21), o avanço do ar frio deve derrubar as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste. As temperaturas máximas não devem passar de 19°C em Porto Alegre e em São Paulo, 18°C em Curitiba, 20°C em Florianópolis e 21°C no Rio de Janeiro. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 5ºC em várias cidades do Sul do país. Nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense, as temperaturas podem ficar próximas a 0°C.

A Figura abaixo apresenta a previsão de temperatura mínima para as 6h (horário de Brasília) do dia 20/03 (domingo). Tons em azul escuro indicam temperaturas previstas por volta de 10°C.

outono

(Débora Damasceno/ Sou Agro com Inmet)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas