maus-tratos

Maus-tratos requer Delegacia de Proteção Animal

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
maus-tratos

 

#souagro | Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná defendem em regime de urgência a implantação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, a Depa. Ofício neste sentido foi encaminhado recentemente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, reiterando o pedido para que o governo estadual priorize essas instalações.

Para o deputado estadual Luiz Fernando Guerra essa estrutura será um avanço nas políticas públicas do direito animal e uma ferramenta eficaz na agilização e percepção dos crimes e uma alternativa para o recebimento de denúncias de maus-tratos e abusos contra os animais. Segundo o parlamentar, os casos de violência praticados contra os animais lideram o ranking das demandas da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Para o delegado da DPMA, Matheus Laiola, a criação de uma delegacia especializada neste tipo de crime atende um antigo anseio da sociedade. “Já existe uma delegacia especializada em São Paulo e seria ótimo para Curitiba”, avaliou.

O atendimento desse pedido significa um salto relevante nesta luta, onde cada telefone celular passa a ser uma delegacia eletrônica, através do qual poderão ser enviadas fotos, vídeos e testemunhos. Serão enviados casos de maus tratos em geral, animais acorrentados sem comida ou água, abandonados ou presos em imóveis, tráfico de animais silvestres, criadouros e abatedouros clandestinos, dentre outras ocorrências, explica. A DEPA só não atenderá casos urgentes, em que o animal corre eminente risco de vida, pois, nessas ocasiões, deve-se acionar a polícia militar, descreve o deputado Luiz Fernando Guerra.

 

 

“O atendimento eletrônico é uma tendência moderna, irreversível e muito bem-vinda, nestes tempos onde falta tempo para tudo. Desburocratizar a vida dos cidadãos é essencial e a DEPA vem contribuir para isto ao mesmo tempo em que ajuda os animais. Muitas pessoas que poderiam desistir de prestar queixas ou de denunciar por temer burocracia e perda de tempo poderão contar com um instrumento ágil. Acredito que a DEPA será um grande avanço para ajudarmos animais em situação de perigo, maus-tratos e abusos por humanos! A agilidade com que poderão ser feitas as denúncias farão a diferença no resgate e ajuda para os animais”, destaca o deputado.

Ele esclarece que a DEPA é um serviço via internet à disposição da população para denúncias de crimes de maus-tratos a animais ocorridos no Estado. É necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados se optar pela privacidade no momento do cadastro da denúncia. As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas através do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número da senha criada no momento de finalizar a denúncia, frisa.

(Vandré Dubiela/Sou Agro com ALEP)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas