pelagem

PETS: Cães com pelagem branca precisam de cuidados no verão

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
pelagem

 

Com a chegada da estação mais quente do ano algumas doenças se desenvolvem com maior frequência nos pets e, muitas delas, estão ligadas à pele do animal. Aqueles com a pelagem branca podem, por exemplo, desenvolver cânceres de pele como o carcinoma, por isso, o contato frequente com o sol deve ser evitado. Entretanto, segundo a veterinária Marina Tiba, todos os animais, independentemente da cor, precisam de cuidados quando se trata de exposição à radiação solar.

O verão também contribui na proliferação e aparecimento de pulgas e carrapatos, conforme aponta a veterinária. Outro quadro que é bastante recorrente nesse período é a atopia, uma condição que favorece alergias de contato e que provocam muita coceira e incômodo em cachorros. Além dela, a sarna demodécica também é muito comum no calor, o parasita que acomete o animal vive normalmente na pele e só se multiplica manifestando a doença quando a imunidade do pet está baixa, explica a veterinária.

Para ajudar nestes problemas, Marina sugere a ingestão contínua de prebióticos pois eles podem fazer a diferença no dia a dia. Além do ômega 3 que oferece diversos benefícios, fazer uso contínuo de suplementos vitamínicos pode ser a chave para a prevenção, pois eles favorecem a imunidade e atuam beneficamente na saúde da pele e dos pelos dos animais.

Algumas raças de cães sofrem ainda mais com o calor, como Pugs, Buldogues, Shitzu e por isso devem ter cuidados redobrados quando o assunto é o focinho. No verão, cachorros com focinhos mais curtos tendem a sofrer ainda mais, afinal a passagem para resfriamento do ar é mais curta.

A veterinária também reforça a necessidade de oferecer constantemente água fresca para os pets, se possível colocar uma ou duas pedras de gelo no recipiente de água, outra forma de ajudar a aliviar o calor é oferecer algumas receitas à base de frutas, a veterinária sugere bater Melancia com água, congelar e colocar para os animais. Evitar passear em ambientes que sejam asfalto, calçadas e optar por gramados para que não queime as patas dos bichos, o ideal é procurar passeios antes das 10 e após às 17 horas encerra a veterinária.

(Sou Agro, com Bandnews)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas