Peritos

Peritos farão força-tarefa no sul para vistoriar lavouras atingidas

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Peritos

 

#souagro | Um dos pedidos mais ouvidos pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta quinta-feira em Cascavel e Lindoeste, na região oeste do Paraná, foi para garantir agilidade dos peritos nas vistorias de áreas atingidas severamente pela seca, tendo em vista a proximidade do plantio da próxima safra. A ministra e comitiva vieram conhecer de perto os estragos provocados pela estiagem nas lavouras. “Vamos fazer uma força-tarefa nesse sentido. Estou convocando todos os peritos do Brasil para dar uma atenção especial para o Sul do nosso país”, garantiu Tereza Cristina.

 

Veja a entrevista concedida pela ministra Tereza Cristina:

 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigará, que também esteve participando das visitas e reuniões em Cascavel e Lindoeste, apoia força-tarefa de peritos de todo o Brasil em direção à região sul. “É um trabalho fundamental diante do momento difícil em que todos estamos vivendo”, disse. “Essa celeridade é indispensável. Encurtar prazos, diante de um quadro severo de perda, libera a área, faz a vistoria, e já deixa a lavoura apta para receber outra cultura”.

A ministra Tereza Cristina visitou uma propriedade rural em Lindoeste dedicada ao cultivo de soja e milho. Pode verificar de perto os prejuízos provocados pela seca nas plantas e ficou impressionada com o que viu. “Estamos conversando com os estados, com os produtores rurais, para ter uma avaliação mais precisa e receber um documento com as principais reivindicações, a exemplo do que já fez o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que está em vias de enviar a documentação”, destacou a ministra.

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, discursa no Sindicato Rural de Cascavel: visita histórica
Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, discursa no Sindicato Rural de Cascavel: visita histórica. Foto Vandré Dubiela

Com todos os pedidos em mãos, conforme a ministra, o próximo passo será o de projetar ações do governo federal para ajudar os estados e municípios. “Estamos com um time forte visitando os estados e municípios, entre os quais nossos técnicos, Conab, Embrapa, Banco Central, Banco do Brasil, Ministério da Economia, Incra, e muitos outros de fundamental relevância”.

 

 

A ministra tem dado um recado direto aos estados afetados. “Não viemos apresentar uma solução mágica, um modelo pronto. Estamos aqui para ouvir e rapidamente agir”.

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, aproveitou a oportunidade para entregar um documento com várias reivindicações, assinado ainda pelo presidente da AREAC, Cesar Veronese e pelo presidente da APEPA, Daniel Galafassi.

Depois de participar do ato e da coletiva no Sindicato Rural de Cascavel, a ministra Tereza Cristina partiu em direção a Pato Branco, no Sudoeste do Paraná e nesta sexta-feira, estará em Prudentópolis.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Fotos: Vandré Dubiela

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas