ESPECIAIS

Infestação de besouros causa danos na Argentina

Compartilhar

#souagro | Como se já não bastasse as altas temperaturas, os argentinos agora precisam lidar com outro problema: a infestação de besouros na cidade e em localidades do interior. A cidade mais atingida é Santa Isabel, na província de La Pampa. Milhares de besouros têm provocado uma série de transtornos, entupindo calhas e se aglomerando no telhado das residências.

Como medida urgente, a Prefeitura de Santa Isabel determinou que todos os postes com iluminação pública fossem apagados, uma vez que a luz acaba atraindo ainda mais os besouros. A ideia partiu de Cristian Echegaray, responsável pela administração local, após reunião com o Corpo de Bombeiros e a polícia.

Há registro de danos em propriedades públicas e privadas. Os animais, chamados na Argentina de cascarudos, são inofensivos ao homem, mas voam descontroladamente e a um velocidade que, dependendo, pode até causar algumas lesões se atingir as pessoas.

Os insetos, que pertencem à família Melolonthidae (Coleoptera), vivem parte de seu ciclo como larvas enterradas no solo, e no verão com temperaturas crescentes, os adultos vêm à superfície para iniciar sua reprodução – e depois morrem. Todos apostam no êxito dessa estratégia de apagar as luzes dos postes, fazendo com que os besouros deixem a cidade. Essa atração dos insetos pela luz é conhecida como fototaxia.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com agências)

 

 

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.