Silagem

Desesperado, produtor colhe soja para silagem

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Silagem

 

#souagro | Quando o desespero bate à porta, toda a alternativa é bem-vinda. Diante da frustração da área de milho preparada para fins de transformação em silagem, o produtor Emerson Grandis, da comunidade de Campininha, pertencente a Corbélia, recorreu à soja também atingida severamente pela seca e transformou o que sobrou em silagem para atender as 30 cabeças de bezerro que cria em sua propriedade.

 

VEJA AS IMAGENS DA COLHEITA DA SOJA QUE VIROU SILAGEM:

Com a ajuda do sobrinho, ele colheu uma área de meio alqueire de soja plantada na propriedade do sogro, no Reassentamento São Francisco, em Cascavel. “Como a soja iria render pouco, decidimos colher e garantir pelo menos um pouco de proteína para a alimentação dos animais”, comenta o produtor.

“O outro pedaço de milho que plantei não vingou, em virtude da seca”, conta. “A alternativa foi recorrer à soja”. Sempre sobre um pouco de grão na colheita, conforme o produtor. Os grãos verdes foram para a máquina de ensacar e foram destinados à alimentação dos animais três dias depois de serem curtidos. “No ano passado, adquiri três cargas de vagem de soja verde. Não faz mal para o animal. É só esperar o tempo adequado para curtir”, garante Grandis.

Silagem de soja é alternativa encontrada por produtor para saciar a fome dos animais
Silagem de soja é alternativa encontrada por produtor para saciar a fome dos animais

O produtor diz nunca ter vivido uma seca tão extrema no Paraná. “Só vi uma dessas há 17 anos, no Rio Grande do Sul, nas proximidades de Uruguaiana”. O produtor comenta que mora na beira do rio Sapucaia, que já teve 15 metros de diâmetro de água e hoje, a água não passa de um palmo.

 

 

A silagem de soja colhida resultou em 400 sacos entre 30 a 35 quilos cada um, suficiente para saciar a fome dos bezerros por um bom tempo. “A mistura com outros componentes é necessária, uma vez que a soja solta muito óleo. A mistura é feita com palha de aveia”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas