soja

Seca: começa colheita da soja no Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno
soja

#souagro| O reflexo da seca vem afetando muitas lavouras da região sul do país. O portal Sou Agro tem mostrado a preocupação dos agricultores com a produtividade das culturas. Uma das situações causada por esses reflexos é a colheita da soja, tem produtor no oeste do Paraná que já está colhendo os grãos por conta da falta de chuva.

VEJA O VÍDEO:

 

O vídeo acima foi gravado pelo produtor Jurandir Alexandre de Sede Alvorada que falou sobre esse adiantamento da colheita por conta da estiagem: “Uma colheita de soja lança, plantada dia 18 de setembro de 2021, era para estar sendo colhida aproximadamente entre os dias 20 a 25 de janeiro, mas como tivemos um estresse hídrico muito grande na região para esse último ano, para vocês terem uma ideia, a última chuva significativa foi dia 23 de outubro, onde tivemos mais de 40 milímetros e até a presente data, tivemos apenas garoas ou no máximo dez milímetros.”

Com essa situação, Jurandir faz um comparativo de resultados de colheita nos anos de 2019, 2020 e 2021″ O ano de 2019 nessa mesma área, nós colhemos desse mesmo material algo em torno de 210 sacas por alqueire. No ano de 2020 nós colhemos alguma coisa em torno de 155, 160 sacas por alqueire e agora pra esse ano estamos tendo a previsão de 45 sacas por alqueire. Em todos os anos foram feitos altas tecnologias com revestimento em adubação, inseticida, herbicida, fungicida, tudo, o controle máximo. Só que se não tiver chuva, não tiver água, não produz.”

 

SEGURO AGRÍCOLA

Sobre a questão do seguro para as perdas de produção, Jurandir explica que os valores são mais para cobertura de custos: “Seguro agrícola praticamente só cobre os custos de produção. O produtor vai ter que esperar mais uma safra até plantar a outra safra pra ter sorte, para ele ter renda. Ah, mas por que não guardou antes? O produtor vive em constante investimento com a sua empresa, ela é a céu aberto, ela necessita de matéria orgânica, necessita de adubos químicos, então sempre tem que ter investimentos”, finaliza Jurandir.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas