seca

“Essa crise fez a gente perder muita produção” diz Ortigara sobre a seca

Débora Damasceno
Débora Damasceno
seca

#souagro| O decreto de estado de emergência no Paraná por conta do longo período de estiagem mostra o quanto o estado vem vendo afetado pela seca. No agronegócio as perdas chegam a bilhões de reais. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lamentou esses resultados negativos.

VEJA O VÍDEO: 

 

 

Os resultados da seca são percebidos diretamente nos números das perdas para o agronegócio.

“Encerrando 2021 com uma notícia não muito boa pra economia, mas é melhor ser transparente nessas horas. Todos sabem, nós estamos enfrentando uma profunda crise hídrica há muitos meses, há cerca de dois anos. Talvez a maior da nossa história recente, do último século pelo menos. E essa crise fez a gente perder muita produção em 2021. Eu lembro aqui das mais de 9 milhões de toneladas de milho safrinha, da perda em trigo. Claro que junto com as três grandes geadas que tivemos”, diz Ortigara

 

O secretário afirma que havia esperança de recuperar essas perdas, mas que isso não se concretizou por conta de vários fatores, principalmente a seca: “Tínhamos a expectativa de recuperar esse prejuízo através de uma safra 21/22. Ela começou a ser instalada de forma adequada, com boas condições, mas lamentavelmente o quadro de La Niña que significa resfriamento das águas do oceano Pacífico na Costa do Peru e portanto menos chuva aqui no centro sul do Brasil e no sul do Brasil, bastante chuva no Nordeste, no norte como está acontecendo. Esse quadro combinado com elevadíssimas temperaturas de ambiente, temperaturas de solo fez a gente perder grande parte do esforço de produção”, finaliza Ortigara.

 

As perdas para o agro foram avaliadas em R$ 16,84 bilhões, olhem só os dados desse resultado:

Soja: perdas de 7.957.000 t ou 37,8% da safra esperada- $14,35 bi

Milho: perdas de 1.784.000 ou 42,1% da safra esperada- $1,59 bi

Feijão: perdas de 49.654 t ou 18%- $193,7 milhões

Silagem: perdas de 2.380.000 t e $ 190, 46 milhões

Leite: redução de pelo menos 197,6 milhões de litros ou $407 milhões

Além disso, há perdas também na produção de batata, tabaco, laranja, pastagens e hortaliças.

 

A situação é tão grave que o governo do estado publicou ontem um DECRETO de situação de emergência que permite a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Além disso, com a assinatura do documento  ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos. O decreto é válido por 180 dias.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas