SENAR-PR contrata instrutores para o curso de tratorista agrícola

Débora Damasceno
Débora Damasceno

O SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está com edital aberto para credenciamento de novos instrutores, por meio de pessoas jurídicas, para ministrarem o curso de operação e manutenção de semeadoras-adubadoras. As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com edital disponível no site, na seção editais. O prazo final é dia 16 de novembro. O resultado final da seleção está programado para ser divulgado no dia 7 de fevereiro de 2022.

 

Jacaré com quase dois metros é capturado no litoral

 

Os futuros instrutores serão responsáveis por treinar produtores e trabalhadores rurais no curso de “Tratorista agrícola – Operação e manutenção de semeadoras-adubadoras”, referente à Formação Profissional Rural (FPR). O objetivo da capacitação é propiciar o emprego de técnicas seguras e eficazes na operação e manutenção destas máquinas agrícolas.

Processo seletivo

A seleção terá seis fases, incluindo análise de currículos, provas técnica e pedagógica (via EaD), capacitação técnica presencial dos profissionais e avaliação técnico-pedagógica por meio de apresentação de aula demonstrativa. Os pré-requisitos são ensino superior completo em Engenharia Agronômica, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, tecnólogo em Mecanização Agrícola e/ou Mecanização em Agricultura de Precisão. É necessário ter experiência comprovada na área de máquinas agrícolas e desejável experiência em Agricultura de Precisão e em docência.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

A programação do curso inclui conteúdos como fertilizantes, sementes e seus tratamentos fitossanitários e não fitossanitários; classificação, constituição e regulagens das semeadoras-adubadoras; parâmetros da semeadura; adequação do conjunto trator e semeadora-adubadora; revisão e manutenção básica da semeadora-adubadora e do trator; aspectos legais e de segurança na operação de semeadura e aspectos gerais sobre os monitores de plantio.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

A remuneração será feita à empresa contratada conforme carga-horária das ações ou atividades realizadas (número de horas/aula), de acordo com regras e valores definidos pelo SENAR-PR. A carga-horária prevista do curso é de 24 horas e os instrutores poderão ser convocados para atuar em todos os 399 municípios do Paraná, conforme demanda. Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas não poderão participar da seleção.

 

FOTO/FONTE: Sistema FAEP

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas