robotizada

Ordenha robotizada: leite é tirado 24 horas por dia sem contato humano

Débora Damasceno
Débora Damasceno
robotizada

VIDEO: leite extraído 24 horas por dia sem contato humano. Sim é possível na ordenha robotizada. A Fazenda Sorriso, fica na comunidade Santa Lurdes, no distrito de Rio do Salto, em Cascavel. Por lá tem pecuária de corte e leite tudo de alta performance exemplo é o Barracão todo climatizado, automatizado e robotizado, são mais de 100 vacas em lactação no espaço. Elas comem, bebem, dormem e são ordenadas sem que ninguém coloque as mãos nelas. Tudo é controlado por sistemas que através de câmeras e sensores guiam os animais para onde eles devem ir durante 24 horas por dia.

O responsável e idealizador disso tudo é o Sérgio Marrafon, que investiu no sistema há dois anos e foi Pioneiro em Cascavel com toda essa tecnologia. Tudo é monitorado por uma central, como explica Sérgio: “O software que nós temos aqui, ele dá uma facilidade muito grande para todas as pessoas que trabalham aqui ter o acompanhamento de todo o rebanho, hora a hora, ou minuto a minuto. Porque aqui tem informações atuais, então qualquer animal que você aponta ali, você tem todas as informações aqui num clicar de dedos.”

 

Sistema de controle sem químicos reduz carrapato-do-boi em 82%

 

Todos os animais são identificados por números o que permite ter detalhes de todas as características de cada vaca, facilitando a organização do sistema para realização da ordenha: ” a gente está buscando melhoramento genético para chegar a uma produção bem maior, porque a perspectiva é que em 2030, uma vaca tem que tá produzindo 20 mil litros em uma lactação, e hoje ela tá na faixa de 12, 13 mil, aqui a gente tem vaga de 16 mil litros em lactação”, explica Marafon.

 

ORDENHA ROBOTIZADA

Talvez o que mais atraia a curiosidade nesse espaço é a ordenha feita por robô. A vaca entra sozinha e depois é a máquina que trabalha, Sérgio Henrique Marrafon, é médico veterinário e detalha como funciona esse sistema: “O robô identifica o animal que está apto a entrar nele, assim que a vaca entra no robô, começa todo o processo de desinfecção das tetas para fazer a coleta do leite, né? Então nesse processo temos uma solução que é feita teta por teta e após essa desinfecção, é feita a lavagem dos tetos, a secagem do mesmo efeito uma coleta desse leite de maneira individual. E nessa coleta já é a gente já sabe se esse leite tá apto a entregar o nosso fornecedor ou não. Se esse Leite tiver alguma algo diferente, ele já é descartado de maneira automática. ”

 

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO COMPLETO:

 

 

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

 

A garantia é que o sistema não causa nenhum incômodo animal já que é uma tecnologia voluntária, a vaca vai até o robô quando sente necessidade de ser ordenhada. Pela tela do equipamento é possível ter acesso ao processo, as previsões de produção e muitos outros detalhes tendo controle total de cada animal e tudo pode ser acessado pelo celular.

Com esse sistema, quatro pessoas conseguem dar conta da demanda de quase 100 animais, como explica o médico veterinário: “É diferente do que o pessoal Imagina, essa tecnologia não veio para substituir a mão de obra, mas ele vem para qualificar os funcionários por quê com isso com todas as informações, é possível explicar para eles e passar bem certo, o que que é um animal, quais são as necessidades desse animal. Então isso é muito legal, é uma tecnologia que já vem acompanhando a suinocultura, avicultura há muito tempo e agora tá chegando na parte leiteira também.”

 

Preço do leite pago ao produtor registra queda

 

BEM-ESTAR ANIMAL

O bem-estar animal também é algo fundamental e muito levado a sério na propriedade. Tem até um “coçador” para proporcionar uma certa mordomia para as vacas, é um cuidado bem especial com todas elas: “os animais adoram né, quem não gosta? A gente tenta prezar bastante pelo bem-estar animal, nosso barracão é voltado para isso, é climatizado onde a gente tenta diminuir o estresse térmico, principalmente nos meses mais quentes do ano” detalha, Sérgio.

Para se ter uma ideia no dia da produção da reportagem do lado de fora fazia 35°C e dentro do barracão 24°C, uma média de 10°C a menos, fora a sensação térmica que deixa o ambiente ainda mais agradável. Depois que toda essa ambientação climática e o uso da tecnologia com robô, a produção aumentou em média de 5 litros de leite por animal.

 

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

 

NÃO PARA DE INOVAR

A família Marrafon pretende continuar sempre expandindo a tecnologia e levando melhorias para a propriedade: “ Nós buscamos sempre melhorar na qualidade dos animais de uma maneira que a gente consiga proporcionar uma melhor qualidade de vida para os funcionários também, com todo esse sistema, né? E também melhorar geneticamente animais para produzirem mais Foi meu pai que idealizou isso, ele é um grande empreendedor, então ele viu uma oportunidade de negócio onde ele podia fazer uma maneira profissional, alguma coisa que poderia fazer bem feito então meu pai, ele é o grande responsável por tudo isso aqui, ele vem para cá todos os dias e o olho dele enche de lágrima quando fala das vacas dele, ele gosta mesmo.” Finaliza Sérgio.

(Sirlei Benetti / Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas