Cães do pastoreio: saiba as raças mais indicadas para atuar no campo

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Eles são conhecidos como melhores amigos do homem, os cachorros têm papel fundamental na vida de muitas pessoas em todo mundo, no campo isso não é diferente. Além de companheiros, os cães também exercem funções importantes no trabalho diário nos pastos.

Você provavelmente já viu algum cachorro em frente a um rebanho de ovelhas ou de gado, mas muitas pessoas não sabem exatamente qual é o papel deles nestes casos e também que existem as raças mais indicadas para esse tipo de atividade.
O portal Sou Agro, vai mostrar quais são as principais raças e explicar os motivos que faz com que esses cães sejam especiais para auxiliar o homem do campo.

FUNÇÃO DO CACHORRO PASTOREIO

Vamos lá: falando sobre a função dos cães, eles geralmente atuam para auxiliar na condução do rebanho, seja para levar os animais até o local de alimentação, trocar de lugar ou buscar no pasto. Além disso, os cachorros de pastoreio têm instinto de proteção, por isso também ajudam a evitar aproximação de predadores que ameaçam o rebanho.
Se o cão for bem treinado, ele pode ser responsável por conduzir um grupo de centenas de animais com acompanhamento de uma pessoa. Incrível não é?

 

Brasil reduz tarifas de importação para frear inflação

 

A médica veterinária, Marciele Fernanda Peiter Galetti, da cooperativa Primato, afirma que animais de pastoreio são extremamente inteligentes “Eles são extremamente inteligentes e nós trabalhamos com as raças para que eles atuem da melhor maneira na condução, monitoramento e proteção do rebanho. Nosso trabalho é fazer com que os cachorros sejam independetes e facilitem a vida do produtor.”

 

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA COM A MÉDICA VETERINÁRIA

PRINCIPAIS RAÇAS UTILIZADAS NO PASTOREIO
Existem muitas raças indicadas para esse tipo de atividade no campo, aqui vamos listar a vocês as mais populares no Brasil.

 

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

 

OVELHEIRO GAÚCHO

 

Ovelheiro gaúcho

Vamos começar com uma raça brasileira, o nome da raça tem relação com a origem: o Rio Grande do sul. Atualmente é utilizado no monitoramento de vários tipos de rebanhos e mesmo sendo mais comum no interior gaúcho, já marca presença em muitas regiões do país.

Esse cão costuma trabalhar solto no campo e aprende muito fácil, podendo entender comandos rapidamente. A característica da raça é de atuar ao lado do condutor de rebanho, auxiliando a buscar e levar o rebanho para onde for necessário. O Ovelheiro Gaúcho abana o rabo durante o pastoreio e late para mandar avisos ao dono. Normalmente são utilizados de 4 a 5 cachorros da raça para realizar o trabalho com o rebanho.

 

Área de soja no Brasil deve superar 40 milhões de hectares

 

BORDER COLLIE

Border Collie

Uma raça que teve origem na Inglaterra, e tem como principal característica, a inteligência já foi considerada a mais inteligente do mundo. Os cães Border Collie atuam conduzindo os rebanhos atrás dos animais, a explicação é que dessa maneira é como se ele “empurrasse” o grupo para o destino. Além disso, com um bom treinamento ele também consegue impor sua autoridade pelo olhar.
Diferente de outras raças, o Border Collie consegue conduzir o rebanho sem um condutor, ficando até 500 metros sozinho. São cães com muita facilidade de aprender recebendo comandos de voz e conseguem se adaptar a conduzir vários animais diferentes, costuma trabalhar em silêncio, só late quando necessário.

BOIADEIRO AUSTRALIANO

Boiadeiro Australiano

Como o próprio nome já diz, essa raça teve origem na Austrália, justamente para o pastoreio. Atua no rebanho conduzindo os animais para perto do condutor, ao contrário do Border Collie, esse cão costuma latir para chamar atenção dos animais e também do dono quando for necessário. O adestramento é importante já que apesar da inteligência, tende a ser um cachorro teimoso em alguns aspectos, mas também é dedicado ao seu tutor e família.
Ele é conhecido por tomar a iniciativa, em situações que acha necessário, no pastoreio, se ele sentir que o animal está se comportando mal, ele dá altos latidos e até pequenas mordidas para que tudo volte a ficar controlada.

 

MAREMANO

Maremano

De origem italiana, o Maremano costuma ser criado desde filhote junto com ovelhas para evitar ataques de predadores. Como ele é branco, ele acaba se misturando em meio as ovelhas pegando de surpresa quem tentar atacar o rebanho. Mas a raça também é utilizada para atuar com gado.

 

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

 

Ele trabalha na proteção dos animais e é capaz de afastar até mesmo onças com um latido forte. Mas fique atento: se você deseja utilizar ele para o pastoreio é preciso que o dono mostre que está no comando desde muito cedo, caso contrário ele pode se sentir líder. Além disso, o Maremano também não pode receber muito carinho dos humanos, pois a raça é muito dócil e afetuosa, nesse caso pode abandonar o rebanho para ter mais contato com as pessoas.

KELPIE

Kelpie

O Kelpie tem origem australiana e vem se popularizando cada vez mais nos rebanhos brasileiros, é que a raça tem a mesma característica de trabalho do Border Collie, sendo capaz de conduzir o rebanho com muita organização e facilidade.
Um cachorro muito inteligente, quase não precisa de muitos comandos para conduzir o rebanho e memoriza rapidamente onde os animais devem ser posicionados, mas precisa ser estimulado mentalmente e fisicamente todos os dias.
Lembrando que essas são apenas algumas raças utilizadas pelo homem do campo.

 

Combustíveis: novas regras anunciadas pela ANP

 

TREINAMENTO
Os cães de pastoreio precisam ser treinados para realizar as tarefas com o rebanho, todas as raças são extremamente inteligentes, mas precisam do adestramento desde muito cedo. O ideal é que as habilidades comecem a ser estimuladas a partir dos seis meses, levando os cachorros para se acostumar com os animais do rebanho. A médico veterinária explica a importância desse treinamento: “Nesse treinamento, a gente ensina eles a identificarem o alfa, que seria o dono da propriedade para junto ele trabalhar com o produtor na condução do rebanho”, finaliza Marciele.

(Débora Damasceno| Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas