ESPECIAIS

VBP estadual avança 154% em 10 anos  

Compartilhar

 

#souagro | O VBP (Valor Bruto da Produção) paranaense evoluiu 154% nos últimos 10 anos. De R$ 50,490 bilhões em 2011 saltou para R$ 128,350 bilhões estimados neste ano, com base no mais recente levantamento. As informações foram confirmadas por Larissa Nahirny Alves, responsável pela elaboração do relatório e coordenadora da divisão de estatística do Deral (Departamento de Economia Rural) ligado à Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento).

Analisando a série histórica do VBP, a região oeste é responsável em média por 21% do valor total do Estado. Agora, em 2020, a região oeste foi responsável por 23,5% da produção total do Estado. Dos 128 bilhões, a região responde por 30,1 bilhões. “A região que compreende Cascavel e Toledo, que é muito forte na integração das cadeias produtivas. Há uma produção de grãos bastante expressiva aliada à pecuária, com bastante representatividade e toda essa produção da região tem peso expressivo na formação do VBP estadual”.

O VBP contempla aproximadamente 350 itens. Os dados são levantados ao longo do ano com pesquisas semanais de preços e das condições de lavoura, culminando com esse levantamento mais específico de itens diversificados da fruticultura, floricultura, silvicultura e uma ampla gama de produtos animais e vegetais que refletem o setor rural do Estado.

Além de traçar o panorama da produção agropecuária e do valor que isso representa para o Estado, o levantamento tem importância fundamental para os municípios, uma vez que é utilizado para compor o Fundo de Participação dos Municípios. O índice representa 8% da cota-parte dos municípios.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Confira mais detalhes na entrevista concedida por Larissa Nahirny Alves com exclusividade ao Sou Agro:

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.