VBP estadual avança 154% em 10 anos  

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=9OS2XkSmLYk

 

#souagro | O VBP (Valor Bruto da Produção) paranaense evoluiu 154% nos últimos 10 anos. De R$ 50,490 bilhões em 2011 saltou para R$ 128,350 bilhões estimados neste ano, com base no mais recente levantamento. As informações foram confirmadas por Larissa Nahirny Alves, responsável pela elaboração do relatório e coordenadora da divisão de estatística do Deral (Departamento de Economia Rural) ligado à Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento).

Analisando a série histórica do VBP, a região oeste é responsável em média por 21% do valor total do Estado. Agora, em 2020, a região oeste foi responsável por 23,5% da produção total do Estado. Dos 128 bilhões, a região responde por 30,1 bilhões. “A região que compreende Cascavel e Toledo, que é muito forte na integração das cadeias produtivas. Há uma produção de grãos bastante expressiva aliada à pecuária, com bastante representatividade e toda essa produção da região tem peso expressivo na formação do VBP estadual”.

O VBP contempla aproximadamente 350 itens. Os dados são levantados ao longo do ano com pesquisas semanais de preços e das condições de lavoura, culminando com esse levantamento mais específico de itens diversificados da fruticultura, floricultura, silvicultura e uma ampla gama de produtos animais e vegetais que refletem o setor rural do Estado.

Além de traçar o panorama da produção agropecuária e do valor que isso representa para o Estado, o levantamento tem importância fundamental para os municípios, uma vez que é utilizado para compor o Fundo de Participação dos Municípios. O índice representa 8% da cota-parte dos municípios.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Confira mais detalhes na entrevista concedida por Larissa Nahirny Alves com exclusividade ao Sou Agro:

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas