Avicultura

VBP do frango pode aumentar 6% e como de costume, Paraná é destaque

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Avicultura

 

Depois de retroceder 2,3% em 2020, no corrente exercício o VBP – valor bruto da produção -, do frango pode aumentar pouco mais de 6%. Pelas mais recentes previsões da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve ultrapassar a marca dos R$ 96 bilhões, superando assim o recorde alcançado em 2019, de R$96,6 bilhões (valor deflacionado pelo IGP-DI da FGV de junho de 2021).

Em termos estaduais o Paraná lidera, imbatível, o ranking nacional, respondendo por quase um terço do total previsto. Notar, neste caso, que supera não apenas as demais unidades produtoras da Federação, mas também as Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Em outras palavras, o VBP paranaense fica aquém, apenas, do VBP da Região Sul. Isto porque os outros dois estados sulinos, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ocupam, no ranking, a segunda e terceira posições. Juntos, os três estados respondem por quase 60% do VBP total, o que significa, também, que o Sul supera o VBP somado das outras quatro regiões.

 

Fonte: Avisite

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas