Telemedicina revoluciona saúde dos produtores

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

O Sistema CNA/Senar apresentou às Federações de Agricultura e Pecuária do Nordeste e de Minas Gerais, o projeto-piloto de Telemedicina para beneficiar 25 mil propriedades rurais. O trabalho contempla os produtores atendidos pelo programa Agronordeste e que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A iniciativa já está disponível e tem como finalidade melhorar a saúde dos produtores rurais do Agronordeste e seus familiares que, em muitos casos, estão distantes de postos ou unidades de saúde. Para isso, será oferecido acesso a atendimento médico através de videoconsultas via internet feitas por clínicos gerais e especialistas em medicina de família. Com essa medida, será possível reduzir o tempo de espera para atendimento e aumentar a disponibilidade de horários para consultas. Para a realização dos atendimentos foi contratada uma empresa especializada em telemedicina.

O Agronordeste é um plano de ação criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é desenvolvido em parcerias como, por exemplo, a do Sistema CNA/Senar, que oferece ATeG aos produtores cadastrados no programa. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou que a iniciativa vai envolver a cobertura de 100 mil vidas nesse primeiro momento. Segundo ele, a entidade já desenvolve programas de promoção social como o Saúde do Homem e da Mulher Rural, mas uma ação social desse tamanho e formato é inédita dentro do Sistema.

“Queremos resolver os problemas ou dar soluções de saúde para um grupo de produtores e suas famílias. Acreditamos que essa iniciativa poderá ser multiplicada para o resto do País e se tornar um grande serviço que o sistema sindical venha a prestar para os produtores rurais brasileiros”, afirmou.

Conforme o médico e consultor técnico da CNA para Telemedicina, Alberto Ogata, já existem projetos semelhantes na Austrália, China e Canadá, mas o serviço desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar é exclusivo para o meio rural, com profissionais treinados para entender a linguagem e as particularidades desse público.

“Temos a chance de contribuir num processo que vai melhorar a saúde do produtor rural brasileiro. É um momento histórico e que pode fazer toda a diferença. Eu acho que o Senar tem a chance de ser um case mundial. Não há experiência com essa escala e estrutura no mundo”.

 

Fonte: Senar

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas