ESPECIAIS

SECA PARA SOJA: Neste ano, registro de chuva deve ser tão ruim quanto em 2020

Compartilhar

Este ano de 2020 não tem sido nada fácil para quem depende da condição climática para produzir. Passamos do segundo semestre e a previsão daqui para frente, não é tão animadora. No Paraná, segundo maior produtor de oleaginosas no País, a estiagem deve continuar predominando também em setembro, período de plantio da soja.

Durante uma Live especial no perfil do Instagram do @portalsouagro, o #agronauta Luis Henrique questionou sobre o plantio de soja que pode ser influenciado pelo fator da seca. Em resposta, o Engenheiro Agrônomo, Ronaldo Coutinho do @clima.tempo explicou que neste ano teremos previsão de chuva tão ruim quanto em 2020.

‘’Eu diria que neste ano será uma cópia piorada do ano passado. A safra de verão já vai sair com uma condição de umidade do solo ruim. Pode até ter uma chuva boa em agosto, no começo de setembro, ter umidade na superfície do solo, mas não tem reserva. Porque para a gente regularizar essa chuva, não é um mês de 300 milímetros que vai resolver. Tem que ser um ano e meio chovendo 10 a 20% acima da média todos os meses, aí sim”.

O efeito La Niña também foi observado pelo profissional.

‘’O problema maior na verdade é a La Niña que vai afetar com chuva irregular. Temos que torcer que chova na área certa. Se não teremos um problema seríssimo. O ideal é que neste verão chovesse o dobro do normal nas áreas que precisam.

VEJA O VÍDEO PARA SABER MAIS:

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.