Robôs agricultores

Robôs agricultores eliminam ervas daninhas com eletricidade e sem agrotóxicos

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Robôs agricultores

Em um campo na Inglaterra, três robôs receberam uma missão: encontrar e eliminar ervas daninhas com eletricidade antes do plantio de sementes.

Os robôs – chamados de Tom, Dick e Harry – foram desenvolvidos pela Small Robot Company para livrar a terra de ervas daninhas indesejadas com o mínimo de uso de produtos químicos e maquinário pesado.

A startup tem trabalhado em seus herbicidas autônomos desde 2017 e, em abril deste ano, lançou o Tom, seu primeiro robô comercial que agora está operacional em três fazendas no Reino Unido. Os demais robôs ainda estão em fase de protótipo, em testes.

Robôs trabalham em sintonia

O robô Tom pode escanear 20 hectares por dia, coletando dados que são, então, usados ​​por Dick, um robô de “cuidado de plantações”, para eliminar ervas daninhas. Em seguida, é a vez do robô Harry plantar sementes no solo livre de ervas daninhas.

Usando o sistema completo, uma vez instalado e funcionando, os agricultores podem reduzir os custos em 40% e o uso de produtos químicos em até 95%, segundo a empresa.

Robôs podem evitar o uso de agrotóxicos

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, seis milhões de toneladas métricas de pesticidas foram comercializadas globalmente em 2018, avaliadas em US $ 38 bilhões.

“Nosso sistema permite que os agricultores salvem seus solos exauridos e danificados por produtos químicos”, disse Ben Scott-Robinson, cofundador e CEO da Small Robot.

A Small Robot espera lançar seu sistema completo de robôs até 2023. O serviço será oferecido a uma taxa de cerca de US$ 568 por hectare (cerca de R$ 2,9 mil). Inicialmente, o cliente receberá o robô de monitoramento. Os robôs de remoção e plantio serão entregues apenas quando os dados mostrarem que eles são realmente necessários.

Fonte: Yahoo! Finanças

Fotos: Divulgação

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas