Paraná pode ter Registro de Geada Negra nesta Segunda Feira

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

#souagro | A madrugada desta segunda-feira apresenta temperaturas bastante baixas no Paraná. Os valores medidos nos termômetros estão negativos em vários municípios da metade sul, mas o resfriamento é intenso e atinge todas as regiões do Estado. O vento “gelado” também contribui para uma sensação de frio mais rigoroso. As geadas tendem a serem fortes em muitas áreas e, hoje, o perigo maior é a ocorrência de ‘geada negra’ (muito prejudicial para agricultura).

Veja no mapa do Simepar as temperaturas registradas as 4hs da manhã desta segunda feira (19).

 

Nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Assim, as temperaturas apresentam uma queda brusca em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada.

 

O que é Geada Negra?

A geada negra é a queima da vegetação por ação de ventos frios muito fortes. A geada negra é muito mais danosa do que a geada branca, pois queima a seiva no interior das plantas, o que impede a sobrevivência da planta.

Condições do Tempo 48h

Nesta terça-feira, o frio continua e as temperaturas novamente tem previsão de valores bem baixos no Paraná. Com esta tendência de temperaturas baixas, há previsão de geadas ao amanhecer. O ar frio que predomina também é mais seco, possibilitando perda radiativa de calor junto à superfície para atmosfera em algumas áreas e condições para formar geadas.

Fonte e Foto: Simepar

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas