Município de Farol recebe programa de esterilização de cães e gatos

Compartilhar

O município de Farol, no Centro-Oeste do Estado, recebe nesta quinta e sexta-feira (15 e 16) o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet). O município foi contemplado com 115 vagas.

Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que está dando oportunidade para a população paranaense castrar gratuitamente seus animais de estimação.

O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras. As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.

Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investe cerca de R$ 5 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Na primeira fase, que encerrou em junho, o programa alcançou 45 municípios. Até o final de 2021 serão mais 80 cidades.

O secretário Márcio Nunes ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Minimizar os transtornos causados pelo aumento de animais abandonados nas ruas e o controle de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano são metas do programa”, explica. “A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o Castrapet. Uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”.

PROGRAMA – O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil. Equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado, por meio do IAT, para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro das prefeituras.

Serviço

CastraPet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos

Ação em Farol

Vagas: 115

Data: 15 e 16 (quinta e sexta-feira)

Horário: das 8h às 17h

Endereço: Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (porta atrás da Prefeitura) – Rua Bahia, 880 – Farol – Paraná

FOTO: ALESSANDRO VIEIRA

FONTE AEN

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.