Mais de 20% dos cadastros não foram atualizados na Adapar

Compartilhar

 

#souagro | Dados apurados pela equipe do Portal Sou Agro junto à unidade da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) mostram que mais de 20% dos rebanhos deixaram de ser regularizados junto aos escritórios das unidades em todo o Estado. O prazo para regularização do rebanho como parte da Campanha de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação terminou quarta-feira, dia 30 de junho.

De acordo com a supervisora regional da Adapar em Cascavel, Odete Völz Medeiros, na URS Cascavel, o índice de procura para atualizar o cadastro dos animais chegou a 76,7% neste primeiro dia de julho. Já o município de Cascavel apresenta 73,5% e somando Cascavel e Santa Tereza do Oeste, atingiu até o momento 73,2%. No Paraná, o índice registrado até a data de hoje foi de 79,5%.

Quem não atualizou o cadastro durante a campanha, fica impossibilitado de realizar o trânsito animal até a regularização, que ainda pode ser feita nas unidades da Adapar da jurisdição da exploração pecuária, ou seja, não pode mais ser feita nos sindicatos, nos escritórios municipais e nem pela internet, que inclusive não está mais disponível.

“A Adapar vai analisar caso a caso, avaliando se cabe ou não a notificação ou autuação, conforme a ficha do produtor”, comenta Odete Medeiros. A multa mínima, no caso de ser efetivada, é de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), ou seja, R$ 1.135,40 por propriedade.

O cadastramento envolve bovinos e todas as espécies de animais com potencial de produção. Ao contrário de 2020, quando a campanha ocorreu em duas etapas. A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação foi concedida ao Paraná no dia 27 de maio, por intermédio da OIE (Organização Internacional das Epizootias), após 50 de esforço conjunto das entidades públicas e privadas e da cooperação de produtores.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.