GEADA: Núcleo Regional de Cascavel estima 10% do trigo em fase delicada

Compartilhar

SOUAGRO | Os próximos dias serão para contabilizar as perdas no campo, principalmente no Paraná. A geada retornou nesta madrugada e os termômetros devem voltar a registrar continuidade de temperaturas baixas.

De acordo com o Deral – Departamento de Economia Rural, no Núcleo Regional de Cascavel, 190 mil hectares foram plantados de trigo. A equipe do Souagro conversou com a técnica do Deral, Jovir Esser que explicou que a condição climática potencializou o que já havia sido afetado pelas geadas de duas semanas antes.

‘’A geada registrada agora neste início de semana, ela veio em alguns municípios da nossa região do oeste do Paraná com mais intensidade do que aquela registrada no final de junho. Diferentemente daquela data, atualmente nós estamos aproximadamente de 8% a 10% das lavouras plantadas no núcleo regional de Cascavel, em relação ao trigo na fase de reprodução, em especial a questão de espigamento. Uma ou outra lavoura em uma fase mais adianta, mas em geral próximo de 8 a 10% em fase extremamente suscetível ao efeito de geada’’

E após a geada intensa, o departamento começa a fazer o levantamento dos prejuízos. Ainda é cedo para ter um balanço estável. Mas, a estimativa na região oeste do Paraná aponta um resultado preocupante.

‘’Então, evidentemente haverá perdas, principalmente nesses percentuais de área de 190 mil hectares plantados, nós teremos sim, algumas lavouras com 100%, outras com menor grau de prejuízo, mas infelizmente, o trigo entra agora, na medida que vai avançando, maior volume de área é suscetível a geada. Neste momento, 10% aproximadamente que nós estamos considerando com possibilidade de ter tido um prejuízo bastante significativo’’

ASSISTA A MATÉRIA COMPLETA:

(AMANDA GUEDES / SOUAGRO)

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.