Cooperativas arrecadam 17 mil itens

Compartilhar

 

A solidariedade é uma das principais características do Dia de Cooperar, ação nacional que integra e mostra a pujança do movimento cooperativista. Sete cooperativas de Cascavel participaram da edição de 2021, finalizada na tarde de sexta-feira, 2 de julho. Mais de 17 mil itens foram arrecadados, volume recorde no município e que mostra o tamanho do envolvimento e do comprometimento de diretores, funcionários e cooperados com o próximo, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O trabalho de arrecadação se estendeu por semanas e envolveu, além da Coopavel, a Credicoopavel, Cresol, Cotriguaçu, Sicoob, Uniprime e Sicredi. Todo material foi entregue em cerimônia, na Cotriguaçu, à Unimed, responsável por organizar e distribuir os donativos. “O cooperativismo é a forma mais justa e correta de distribuição de renda. O Dia C, que tanto nos orgulha, é um esforço conjunto para estender a mão a quem tanto precisa”, afirmou o presidente da cooperativa médica Luiz Sérgio Fettback.

Doze mil dos 17 mil itens arrecadados são formados por alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza. O restante são Equipamentos de Proteção Individual que serão repassados a equipes que atuam no combate ao coronavírus – aventais, máscaras descartáveis, luvas e sacos de lixo. “Estamos muito felizes com o resultado. A cooperação e o cooperativismo estão na essência do Dia C”, destacou o gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky. “Não há o impossível quando o querer é mais forte”, destacou Solange Lima, da Cotriguaçu, para ilustrar que a determinação e a resiliência são capazes de façanhas incríveis.

 

O maior exemplo

O Dia C é o maior evento de solidariedade do cooperativismo brasileiro. No Paraná, o projeto acontece com a liderança do Sescoop, SomosCoop e Ocepar. “Essa campanha acentua a importância de dois dos sete princípios do cooperativismo, a intercooperação (trabalho conjunto entre cooperativas) e o interesse pela comunidade”, apontou o diretor superintendente do Sicoob Credicapital Valdir Pacini. “O que está envolvido em um trabalho dessa magnitude é mais do que foi arrecadado e repassado às entidades, estamos entregando tempo e amor”, disse Rafael Junges, da Cresol.

O Dia C é um evento com causa nobre, por isso é tão bem recebido onde acontece e consegue resultados tão bons, acentuou Renato Müller, do Sicredi Vanguarda. “O cooperativismo é uma das mais importantes forças que movem o País, responsável por gerar fatia significativa de empregos e de retorno social e econômico incomensurável às suas comunidades”, destacou o diretor da Uniprime, Carlos Puppi. O secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, também participou da cerimônia e agradeceu a preocupação da campanha em arrecadar materiais que vão ajudar a proteger pessoas que estão se doando em favor do próximo na luta contra o coronavírus. Bailak classificou a doença como responsável por uma das mais graves crises sanitárias da história da humanidade.

 

Entidades beneficiadas

As entidades beneficiadas com os donativos arrecadados pelo Dia C em Cascavel são: Provopar, Caritás, Caremel, Ong Aidas e Associação Pró-Renal. “Atendemos 380 famílias de estrangeiros, acompanhamos suas dificuldades e expectativas ao começar uma nova vida longe de sua pátria. Elas precisam de muitas coisas e podemos afirmar que toda ajuda e colaboração são muito bem-vindas”, disse o assistente social Valdecir Santana. Essa é uma atitude que mostra a importância e o alcance das cooperativas e de sua obra, ressaltou Marcos Bertoli, da Ong Aidas.

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.