Cooperativas arrecadam 17 mil itens

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

A solidariedade é uma das principais características do Dia de Cooperar, ação nacional que integra e mostra a pujança do movimento cooperativista. Sete cooperativas de Cascavel participaram da edição de 2021, finalizada na tarde de sexta-feira, 2 de julho. Mais de 17 mil itens foram arrecadados, volume recorde no município e que mostra o tamanho do envolvimento e do comprometimento de diretores, funcionários e cooperados com o próximo, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O trabalho de arrecadação se estendeu por semanas e envolveu, além da Coopavel, a Credicoopavel, Cresol, Cotriguaçu, Sicoob, Uniprime e Sicredi. Todo material foi entregue em cerimônia, na Cotriguaçu, à Unimed, responsável por organizar e distribuir os donativos. “O cooperativismo é a forma mais justa e correta de distribuição de renda. O Dia C, que tanto nos orgulha, é um esforço conjunto para estender a mão a quem tanto precisa”, afirmou o presidente da cooperativa médica Luiz Sérgio Fettback.

Doze mil dos 17 mil itens arrecadados são formados por alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza. O restante são Equipamentos de Proteção Individual que serão repassados a equipes que atuam no combate ao coronavírus – aventais, máscaras descartáveis, luvas e sacos de lixo. “Estamos muito felizes com o resultado. A cooperação e o cooperativismo estão na essência do Dia C”, destacou o gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky. “Não há o impossível quando o querer é mais forte”, destacou Solange Lima, da Cotriguaçu, para ilustrar que a determinação e a resiliência são capazes de façanhas incríveis.

 

O maior exemplo

O Dia C é o maior evento de solidariedade do cooperativismo brasileiro. No Paraná, o projeto acontece com a liderança do Sescoop, SomosCoop e Ocepar. “Essa campanha acentua a importância de dois dos sete princípios do cooperativismo, a intercooperação (trabalho conjunto entre cooperativas) e o interesse pela comunidade”, apontou o diretor superintendente do Sicoob Credicapital Valdir Pacini. “O que está envolvido em um trabalho dessa magnitude é mais do que foi arrecadado e repassado às entidades, estamos entregando tempo e amor”, disse Rafael Junges, da Cresol.

O Dia C é um evento com causa nobre, por isso é tão bem recebido onde acontece e consegue resultados tão bons, acentuou Renato Müller, do Sicredi Vanguarda. “O cooperativismo é uma das mais importantes forças que movem o País, responsável por gerar fatia significativa de empregos e de retorno social e econômico incomensurável às suas comunidades”, destacou o diretor da Uniprime, Carlos Puppi. O secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, também participou da cerimônia e agradeceu a preocupação da campanha em arrecadar materiais que vão ajudar a proteger pessoas que estão se doando em favor do próximo na luta contra o coronavírus. Bailak classificou a doença como responsável por uma das mais graves crises sanitárias da história da humanidade.

 

Entidades beneficiadas

As entidades beneficiadas com os donativos arrecadados pelo Dia C em Cascavel são: Provopar, Caritás, Caremel, Ong Aidas e Associação Pró-Renal. “Atendemos 380 famílias de estrangeiros, acompanhamos suas dificuldades e expectativas ao começar uma nova vida longe de sua pátria. Elas precisam de muitas coisas e podemos afirmar que toda ajuda e colaboração são muito bem-vindas”, disse o assistente social Valdecir Santana. Essa é uma atitude que mostra a importância e o alcance das cooperativas e de sua obra, ressaltou Marcos Bertoli, da Ong Aidas.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas