Cactos e suculentas geram empregos e negócios

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

André Emmer, de Cianorte, transformou um hobby em negócio. Incentivado pela avó, há vinte anos ele começou a se interessar pelo cultivo de cactos e suculentas. Aos poucos formou uma coleção de plantas que despertou o interesse de mais gente e o levou a comercializar alguns exemplares. Hoje, o comércio de plantas ornamentais é a principal atividade na propriedade que já foi ocupada pelo café. Emmer mantém mais de 5 mil espécies e híbridos diferentes de suculentas, além de cactos e outras plantas. A propriedade atrai a atenção de colecionadores e também de turistas que visitam o município.

O garden Brilho do Sol tem uma área de cinco mil metros quadrados dedicados às plantas. André Emmer conta que na época em que começou a vender suculentas e cactos, poucas lojas da região tinham esse tipo de planta. “Eu tinha uma boa coleção e as pessoas começaram a me procurar”, recorda. Mas foi em 2014 que ele e a família decidiram criar o garden, loja de plantas, para facilitar a comercialização.

Emmer é biólogo, com pós-graduação em biotecnologia, e responsável pelo trabalho de cruzamento das plantas que origina as suculentas híbridas, sua especialidade. Ele explica que é um trabalho demorado, feito artesanalmente. “O pólen de uma planta é colocado em uma outra. Espera-se a fecundação e a formação da semente que depois será plantada”, explica. Segundo Emmer, o processo de produção de um híbrido pode levar até cinco anos. Mas é todo esse empenho que vai gerar plantas com texturas, cores e formatos inusitados. Atualmente Emmer acredita que tenha cerca de mil plantas exclusivas ou raras no seu acervo.

 

Turismo Rural

É justamente essa variedade que desperta tanto interesse de colecionadores e amantes de plantas em geral. Emmer conta que seu maior público chega até ele pelas redes sociais (Facebook, WhatsApp).  Gente de todo país, e do exterior, que deseja ter gibbifloras, echeverias, crassulas, lithops e tantas outras espécies produzidas no garden.

PÓS-GEADA: Qual o rumo para o mercado de milho?  

Em agosto Emmer lançará sua primeira coleção de híbridos. Ele vai apresentar 800 plantas da espécie Echeveria gibbiflora.  Como o público vem aumentando e as plantas precisam de mais espaço, algumas têm até 80 cm de diâmetro, ele já pensa em ampliar a área dedicada às suculentas.

Atualmente o garden emprega doze pessoas na produção das plantas e outras quatro no atendimento ao público. Os pais e irmãos de André trabalham na propriedade e a família está aperfeiçoando o espaço. Além da venda de plantas ornamentais, os proprietários do garden também apostaram no turismo. Em 2006 os pais de André participaram de um curso, realizado pelo Sindicato Rural do município.

 

Reportagem: Roberto Monteiro

 

Fonte: IDR-PR

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas