Webinar sobre deriva de agrotóxicos e proteção de abelhas é nesta segunda

Compartilhar

O segundo webinar sobre deriva de agrotóxicos e proteção de abelhas, organizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), será nesta segunda-feira (14), às 10 horas.

O evento, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), busca discutir as medidas necessárias para a instrução de técnicos e agricultores quanto aos cuidados na utilização de agrotóxicos. O primeiro aconteceu no dia 7 de junho.

A transmissão será pelo YouTube do Crea-PR. O público-alvo inclui profissionais que prescrevem agrotóxicos, comerciantes e produtores rurais (confira a programação completa abaixo). A inscrição dá direito a certificado para os participantes e pode ser feita pelo site do Conselho.

PROTEÇÃO – As abelhas são grandes agentes polinizadores, sendo responsáveis, em alguns ecossistemas, por até 90% da polinização das plantas. Porém, devido às atividades humanas, são muito suscetíveis à perda de seus habitats, porque exigem uma grande área florestada e estão sujeitas à ação de agrotóxicos em áreas agrícolas.

Essa situação impacta diretamente na agricultura. A apicultura, a sericicultura e a viticultura, por exemplo, enfrentam riscos como o colapso de colmeias, mortandade de bichos da seda por contaminação dos ramos de amoreira, com diminuição da produção de casulos, além de prejuízos financeiros e até a desistência de produtores rurais que acabam buscando outras alternativas de cultivos ou renda.

O descuido e a falta de conhecimento no uso das técnicas de controle das derivas via boas práticas de aplicação exige soluções emergenciais. Por isso, a Secretaria da Agricultura, a Adapar e o IDR-Paraná desenvolvem ações de assistência técnica, fiscalização, capacitação e conscientização dos agricultores quanto à necessidade de cuidados nas aplicações de agrotóxicos, e trabalham para aprimorar suas ações educativas para técnicos e produtores.

Programação:

Painelistas de três estados.

(RS) Rafael Friedrich de Lima, Engenheiro Agrônomo/Fiscal Estadual Agropecuário – SEAPDR, Chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Departamento de Defesa Agropecuária DDA/MAPA.

(SC) Matheus Mazon Fraga, Engenheiro Agrônomo Msc., Gestor Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas Cidasc

(PR) João Miguel Toledo Tosato, Engenheiro Agrônomo/Fiscal de Defesa Agropecuária, coordenador do Programa de Agrotóxicos na Adapar.

(PR) Alessandro Casagrande, Fiscal de Defesa Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Gerente de Apoio Estratégico – Inovações Tecnológicas.

Fonte: AEN

Foto: Gilson Abreu/AEN

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.