proteção de abelhas

Webinar sobre deriva de agrotóxicos e proteção de abelhas é nesta segunda

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=lUiLH1apPfg

O segundo webinar sobre deriva de agrotóxicos e proteção de abelhas, organizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), será nesta segunda-feira (14), às 10 horas.

O evento, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), busca discutir as medidas necessárias para a instrução de técnicos e agricultores quanto aos cuidados na utilização de agrotóxicos. O primeiro aconteceu no dia 7 de junho.

A transmissão será pelo YouTube do Crea-PR. O público-alvo inclui profissionais que prescrevem agrotóxicos, comerciantes e produtores rurais (confira a programação completa abaixo). A inscrição dá direito a certificado para os participantes e pode ser feita pelo site do Conselho.

PROTEÇÃO – As abelhas são grandes agentes polinizadores, sendo responsáveis, em alguns ecossistemas, por até 90% da polinização das plantas. Porém, devido às atividades humanas, são muito suscetíveis à perda de seus habitats, porque exigem uma grande área florestada e estão sujeitas à ação de agrotóxicos em áreas agrícolas.

Essa situação impacta diretamente na agricultura. A apicultura, a sericicultura e a viticultura, por exemplo, enfrentam riscos como o colapso de colmeias, mortandade de bichos da seda por contaminação dos ramos de amoreira, com diminuição da produção de casulos, além de prejuízos financeiros e até a desistência de produtores rurais que acabam buscando outras alternativas de cultivos ou renda.

O descuido e a falta de conhecimento no uso das técnicas de controle das derivas via boas práticas de aplicação exige soluções emergenciais. Por isso, a Secretaria da Agricultura, a Adapar e o IDR-Paraná desenvolvem ações de assistência técnica, fiscalização, capacitação e conscientização dos agricultores quanto à necessidade de cuidados nas aplicações de agrotóxicos, e trabalham para aprimorar suas ações educativas para técnicos e produtores.

Programação:

Painelistas de três estados.

(RS) Rafael Friedrich de Lima, Engenheiro Agrônomo/Fiscal Estadual Agropecuário – SEAPDR, Chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Departamento de Defesa Agropecuária DDA/MAPA.

(SC) Matheus Mazon Fraga, Engenheiro Agrônomo Msc., Gestor Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas Cidasc

(PR) João Miguel Toledo Tosato, Engenheiro Agrônomo/Fiscal de Defesa Agropecuária, coordenador do Programa de Agrotóxicos na Adapar.

(PR) Alessandro Casagrande, Fiscal de Defesa Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Gerente de Apoio Estratégico – Inovações Tecnológicas.

Fonte: AEN

Foto: Gilson Abreu/AEN

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas