Ibrahin Faiad

VOCÊ VIU ISSO? “O Brasil sem o agro seria um desastre total”, diz Ibrahim Faiad

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://youtu.be/W46s9v_jq3g

 

#souagro | A frase é impactante e verdadeira, como a essência de quem a declarou. Ibrahim Faiad. Ele diz mais: “Já teríamos quebrado há muito tempo, sem o agro no Brasil”. Para quem não teve a oportunidade, o Portal Sou Agro destaca novamente uma das entrevistas mais vistas dos últimos dias. Confira:

Faiad recebeu a jornalista do Portal Sou Agro, Sirlei Benetti, para uma entrevista na casa onde construiu e escolheu para viver. Cheia de conforto, faz questão de lembrar que nem sempre foi assim. Filho de libaneses, viveu parte da infância no norte do Paraná, até assumir, com 13 anos de idade, uma vaga no antigo Banco Bamerindus, chegando até a diretoria e se aposentou depois de muita dedicação.

Ibrahim e a esposa Sueli

 

Casado com Sueli, formou uma família com seis filhos adotivos, cinco sobrinhos órfãos e um cunhado. Carinhoso e afetivo ao extremo, Ibrahim abre o coração na entrevista ao Sou Agro. “O mundo está muito desassociado da sociedade e de Deus. Essa pandemia, por exemplo, é um aviso lá de cima de que não é só o dinheiro que resolve tudo e que tem mais coisas que a população devia respeitar e conviver”.

 

A Fazenda tem mais de 1200 vacas e não tem pasto

 

Quando entramos no assunto tecnologia, foi mais uma aula de conhecimento e gestão. Neste mês de junho, Ibrahim completará 83 anos. É ele quem supervisiona tudo na fazenda, considerada uma das mais modernas do planeta. “Caravanas de pessoas da Europa desembarcam com frequência aqui visitar nossa propriedade. Eles incluíram como atrativo turístico. Querem ver como trabalhamos”, comemora Faiad.

Na fazenda, de cerca de mil hectares de área, tem um laticínio e uma leitaria, além do cultivo de grãos como soja, milho e trigo. Ao todo, o complexo emprega cerca de 160 pessoas. A produção de leite é garantida por meio de 600 vacas em lactação de um total 1.200 animais. São três ordenhas por dia em uma propriedade que não tem pasto. Tudo é confinamento em três enormes barracões.

 

Único sistema de extrusão implantado na América Latina

 

O potencial da propriedade é 100% aproveitado. Até o esterco é separado o sólido do líquido, virando adubo para a lavoura e biofertilizante para a grama que serve de feno. É o único sistema de extrusão implantado na América Latina. Foi seu Ibrahim que também desbravou e implantou o primeiro sistema de biodigestores do Paraná há mais de uma década.

O agricultor e pecuarista também foi diretor presidente da Coopavel entre as décadas de 1980 e 1990 e tem um carinho todo especial pelo cooperativismo: “Agricultor que sai da cooperativa é igual cateto que se desgarra da manada. Vira comida de onça. Não sobrevive.”

Seu Ibrahim também ocupou cargos importantes no governo federal e no Ministério da Agricultura e da Pecuária, atuando como conselheiro de vários ministros. “Quando o mundo foi criado, Deus deu ao Brasil a vocação ao País como não deu a nenhum outro do mundo. Nenhum outro lugar tem quatro estações no ano como nós temos, que dá para plantar até quatro vezes no ano. Deus foi generoso demais, só que nós não estamos sabendo explorar muito bem isso. Agricultura é tudo”.

Clique no link abaixo e assista mais detalhes e a entrevista completa com Ibrahin Faiad.

(Sirlei Benetti)

Veja também:

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas