Sementes misteriosas ‘camufladas’ é fato inédito no Paraná, diz Adapar

Compartilhar

 

souagro | Desde o primeiro caso de sementes misteriosas da China no Paraná, em 17 de setembro do ano passado, em Curitiba, já são 98 registros feitos pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), seja em forma de semente ou planta entregues nas unidades existentes em todo o Estado. A informação é do gerente de sanidade vegetal da Adapar, em Curitiba, Renato Blood, em entrevista concedida por telefone ao jornalista Vandré Dubiela, do Portal Sou Agro.

A Adapar ainda não havia sido comunicada sobre esse novo registro de sementes misteriosas em Cascavel. Ao ser comunidade sobre a maneira que as sementes foram encontradas, a reação foi de surpresa e espanto. Conforme Renato Blood, trata-se do primeiro registro do gênero feito no Paraná. Até então, as sementes eram enviadas por Correios por meio das embalagens, sem qualquer preocupação em camuflar o conteúdo, bem diferente da situação registrada em Cascavel, em que as sementes estavam “escondidas” dentro de uma bolsa nécessaire. O novo caso será comunidade ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Hoje, todo o conteúdo similar que chega à Adapar é incinerado. Entretanto, uma excessão será aberta para o caso em Cascavel, pela forma em que o conteúdo foi encontrado. “Quando começaram a chegar os primeiros pacotes suspeitos, tudo era encaminhado para o Ministério da Agricultura para análise das sementes e plantas.

sementes misteriosas
Sementes foram encontras dentro de uma bolsa

Em boa parte dos pacotes, o Mapa identificou a presença de pragas quarentenárias, de alto risco para a agricultura brasileira e ainda não presentes no País”, relata Renato Blood. “Se essas sementes alcançarem as lavouras brasileiras, trarão consigo um grande problema para o País”. O registro mais recente é de 30 de abril, proveniente de Umuarama, no Noroeste do Estado. Há informações de que as sementes misteriosas foram encontradas inclusive nos Estados Unidos e outros países. (Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.