VOCÊ VIU ISSO? Saiba como vão se comportar os preços da soja e do milho

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://youtu.be/QWcBMH5Jo5c

 

#souagro | Olá agronautas. A notícia mais acessada dos últimos dias não poderia ser diferente. Fala sobre mercado de grãos, na visão macro do analista e engenheiro agrônomo Modesto Félix Daga. Confira a reportagem completa abaixo. Bom domingo!

 

O agronegócio brasileiro ainda tenta digerir a mais nova realidade das cotações de grãos dos últimos dias. Para o analista de mercado e vice-presidente do Sindicato Rural de Cascavel, engenheiro agrônomo Modesto Félix Daga, toda a mídia internacional anunciou que o governo americano iria reduzir significativamente a mistura do biodiesel no diesel e do etanol na gasolina, ou seja, geraria um consumo menor do milho para o etanol e da soja para o biodiesel. “Até hoje, essa notícia não se confirmou, até então, passa a ser falsa. Os fundamentos que existem atualmente, com relação a propagação em termos de mercado e Bolsa de Chicago, permanecem inalterados”, relata Daga.

Não há motivos então para as cotações despencarem tanto. “O que aconteceu foi um efeito manada, à reboque de uma notícia ruim, levando os produtores a vender a soja em contratos futuro e alimentando o mercado especulador”. Outro ponto importante a ressaltar: o dólar apresenta queda substancial. “A desvalorização do Real frente ao dólar resultou em um preço menor da soja no mercado interno, tanto no balcão como no disponível. Agora, a tendência gira em torno da divulgação do próximo relatório da USDA no dia 30 de junho, quando será divulgado oficialmente a área de plantio de milho e soja americana”, comenta.

Apesar da colheita cheia da safra americana, será suficiente para atender a demanda interna, com uma perspectiva de exportação inferior ao exportado na safra anterior. “Os números podem ser alterados, o que não pode é a lei de oferta e procura. Hoje, só o Brasil tem soja para vender”.

No dia 30 de junho, será apresentado o relatório final da área de plantio do milho e da soja dos Estados Unidos. “Alguns órgãos acham que vai aumenta, outros apontam uma redução. Então, é uma incógnita. Será um balde de água fria nos prognósticos ou então uma reversão total em relação à Bolsa de Chicago”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas