Prepare o bolso! O preço do leite vai subir para o consumidor

Compartilhar

 

souagro | A pecuária de leite não vem bem dos cascos e não é de hoje. O cenário ficou ainda mais complicado a partir da pandemia da Covid-19 e aliado a isso, os danos causados pelas intempéries climáticas, levando muitos pecuaristas de leite a produzir carne em vez de leite. O produtor de leite Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural, enxerga reflexos não muito animadores para o consumidor. Para os próximos 90 ou 120 dias, o preço do leite nas gôndolas do supermercado vai subir.

“Essa é uma cadeia de produção do agro que preocupa bastante no momento. Todos os setores, de certa forma, foram atingidos pela pandemia, uns mais, outros em menor escala, mas a bovinocultura de leite sentiu e continua a sentir os reflexos. O custo de produção do leite subiu e o consumo caiu”, avalia Orso.

A oferta menor é atribuída principalmente a fatores climáticos. Primeira a seca e depois o frio. “A qualidade do milho reduziu drasticamente para transformação em silagem, encarecendo o custo de produção. A alternativa para subir essa carência nutricional foi investir em suplementos, elevando o valor dos insumos”.

A pastagem não se desenvolveu como o esperado por conta da falta de umidade, no momento do plantio de culturas de inverno, como a aveia e o azevém, por exemplo. O resultado de tudo isso é baixa oferta e consumo retraído. Houve ainda a queda substancial da matéria prima paga pelas indústrias, penalizando e desestimulando o produtor de leite. “Muitos venderam seus animais para os frigoríficos, aproveitando a valorização do preço da carne bovina e com a finalidade de reduzir os prejuízos já consideráveis na propriedade”. Para os produtores de leite, resta buscar alternativas para fazer frente ao desequilíbrio financeiro e manter-se na atividade, como a gestão e a redução dos custos de produção.

(Vandré Dubiela/Sirlei Benetti)

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.