Paraná lança Residência Técnica em Economia Rural

Compartilhar

O Governo do Estado lançou oficialmente nesta quarta-feira (23) o novo Programa de Residência Técnica com foco na Economia Rural. Serão 70 vagas para profissionais recém-formados em diferentes áreas. As inscrições estão abertas e vão até o dia 12 de julho.

A Residência em Economia Rural será desenvolvida em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e coordenada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O objetivo é incentivar o aprimoramento profissional de recém-formados que concluíram cursos de graduação no período inferior a 36 meses. A residência técnica é composta por um curso de pós-graduação (especialização) e atividades práticas, realizadas em instituições ligadas ao Governo do Estado.

Os residentes técnicos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.900,00, por um período de até 24 meses.

O programa também visa qualificar servidores públicos estaduais de diferentes áreas, por meio de curso de especialização na modalidade a distância. Serão ofertadas 200 vagas na Escola de Gestão do Paraná.

Para o superintendente da Seti, Aldo Bona, a iniciativa fortalece a formação de gestores públicos. “Formando esses profissionais, certamente teremos trabalhadores cada vez mais qualificados para exercer a função de servidor”, disse. “É um grande programa que atende a demanda de serviços públicos e que contribui com a gestão e o desenvolvimento da economia rural no Estado como um todo”.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, essa parceria colabora para a construção de ideias inovadoras para a agropecuária paranaense. “É fundamental a soma da experiência dos nossos servidores com o conhecimento dos recém-formados”, afirmou.

ESPECIALIZAÇÃO – As disciplinas serão ministradas por professores do curso de Ciências Econômicas do câmpus de Toledo da Unioeste. O professor de Economia da Universidade e coordenador pedagógico da residência, Lucir Alves, explica que o programa foi elaborado de acordo com demandas prioritárias do Governo.

“Temos um corpo docente formado por 26 professores doutores de diferentes universidades e que são especialistas nas disciplinas que o curso oferta. Isso garante qualidade na formação dos profissionais recém formados e dos servidores estaduais”, explicou.

O reitor da Unioeste, Alexandre Weber, afirma que as universidades estaduais possuem um potencial gigante para auxiliar o Estado. “Precisamos unir a força das nossas instituições de ensino com os órgãos do Governo para construir ações importantes e com impacto positivo. A residência é um processo de formação extraordinário que concilia teoria e prática”, afirmou.

VAGAS – As vagas para o Programa de Residência Técnica são ofertadas para profissionais formados nas seguintes áreas: Agronomia, Zootecnia, Economia, Geografia, Estatística, Sistema de Informação, Direito, Administração, Nutrição, Veterinária, Informática, Engenharia de Computação, Comunicação Social, Biologia, Turismo Rural, Psicologia e Biblioteconomia.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira é a prova que acontecerá no formato online, no dia 21 de julho, e terá peso 90. A segunda etapa é a análise de currículo, com peso 10 para todos os candidatos.

O valor da inscrição é de R$ 150,00 e deverá ser feita unicamente por meio digital (AQUI).

RESIDÊNCIA TÉCNICA – O Programa (Restec) é uma ação inovadora desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná, por meio da Coordenadoria de Ensino Superior (CES). Instituído pela Lei Nº 20.086, de 18 de dezembro de 2019, o programa é desenvolvido em parceria com as Universidades Estaduais e órgãos da Administração Direta e autarquias do Poder Executivo do Estado.

Fonte AEN

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.