Milho: em 20 anos produção brasileira subiu de 40 mi/t para 100 mi/t

Compartilhar

Entre as notícias que publicou em 4 de junho de 2001, o AviSite destacava que naquele exercício o Brasil deveria atingir novo recorde na produção de milho, superando, pela primeira vez, os 40 milhões de toneladas. Acrescentava que, da produção prevista, cerca de 85% estariam representados por produto proveniente da primeira safra (clique aqui para acessar a notícia completa).

Duas décadas depois os níveis de provisão são absolutamente inversos. A primeira safra deve responder por menos de um quarto da produção total que, nesse espaço de tempo, aumentou quase 150%. Mas graças, exclusivamente, à segunda safra – que registra aumento de mais de mil por cento – pois, ao contrário de aumentar, o volume da primeira safra sofreu redução superior a 30%.

Interessante notar que, frente a uma expansão de quase 150% na produção de milho, tanto a produção de carne de frango como a de ovos aumentou em torno de 135%, o que deveria dar tranquilidade de abastecimento aos produtores avícolas.

O detalhe, aqui, é que as exportações do produto nesses 20 anos aumentaram mais de 400%, passando de pouco mais de 6 milhões de toneladas em 2001 para 32 milhões de toneladas em 2021 (previsão recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais – ANEC).

Ou seja: a disponibilidade interna de milho aumentou não mais que 100%, o que, aliado ao aumento de preço (valorização do dólar e do próprio milho no mercado internacional), explica a enorme dificuldade do setor avícola para manter a normalidade da produção.

No gráfico abaixo, a evolução da produção brasileira de milho (primeira e segunda safras e produção total) entre 2001 e 2021 (previsão de maio passado), segundo a CONAB.

Fonte: OvoSite

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.