Purunã

Made In Paraná: A versatilidade da mãe Purunã

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=Gi3orFT26oI

#souagro | Olha o tamanho desse animal. Forte, tolerante ao calor e rústico, afinal pra subir e descer morros tem que ter essas características. Mas o Purunã é bem mais que isso. Uma raça que une Caracu, Charolês, Canchim e Angus.

Desenvolvida a 30 anos pelo antigo IAPAR, hoje IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, a raça tem também como característica a precocidade e excelente maternidade das fêmeas. O Seu Ernesto Dall”agnol faz parte da associação Brasileira dos criadores de Purunã e conta que não é raro ver nascimento de mais um de bezerro na mesma gestação.

“Essas mães tem uma habilidade materna muito boa. Eu tive quatro casos aqui na fazenda de nascimento de gêmeos e um caso de trigêmeos. A vaca teve leite para os três bezerros. No início complementamos no coxo com aveia grão para aumentar o leite da mãe e oferecemos mamadeira, mas a partir da segunda semana, a vaca suprimiu a demanda dos três sem problemas”, conta Dall”agnol.

Os animais Purunã se destacam pela precocidade sexual. Novilhas e tourinhos criados em sistema extensivo com suplementação, estão chegando à idade reprodutiva em torno de 14 a 15 meses.

 

As mães da raça Purunã tem uma habilidade materna muito boa

 

A carne é considerada de alta qualidade e tem por característica um ótimo marmoreio e macies.  O Padrão genético desses animais também chama muita atenção. Além de conquistar pecuaristas paranaenses, o gado Purunã vem ganhando notoriedade e já ultrapassou as fronteiras do Paraná, com criadores no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e até no Amazonas.

Pecuaristas que desejarem saber mais ou adquirir animais e sêmen da raça Purunã, podem entrar em contato com associação Brasileira dos criadores. Os dados constam no site www.puruna.org.br.

HOMENAGEM

O nome presta um tributo à Serra do Purunã, acidente geográfico que demarca a transição entre o Primeiro e o Segundo Planalto do Paraná e é bem próximo da Estação Experimental Fazenda-Modelo, unidade de pesquisa do IDR-Paraná em Ponta Grossa onde foi desenvolvido todo o trabalho de cruzamentos e seleções que resultou na nova raça.

Clique no link abaixo e assista a reportagem com mais detalhes da Raça Purunã.

 

 

Veja Também:

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas