Economista do Deral/Seab avalia efeitos da geada no milho e trigo

Compartilhar

 

#souagro | Ainda não é possível avaliar com precisão os danos causados pela geada em todo o Paraná, em especial no oeste paranaense. Mas o economista do Deral (Departamento de Economia Rural) ligado à Seab (Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná), Marcelo Garrido, apresenta um prognóstico dos efeitos preliminares provocados pelas baixas temperaturas nas lavouras de milho segunda safra e trigo no Estado.

Segundo ele, em relação ao milho segunda safra, 1,8 milhão de hectares está suscetíveis a enfrentar algum tipo de problema em decorrência das temperaturas baixas. A região que deve sentir com maior intensidade é efeitos é a norte, com cerca de 800 mil hectares plantados com a cultura, ainda que lá, nesta época do ano, a geada não chegar a ser tão severa, nas palavras do economista. Em relação ao Paraná, a região com maior risco de perdas é a do oeste, uma vez que nesse período, as geadas podem ocorrer com mais intensidade.

Já com relação ao trigo, 95% da cultura foram plantados no Paraná. Somente 1% de toda essa área está sob risco, conforme o Deral/Seab. Essa área está concentrada na região de Campo Mourão. Nas regiões norte, oeste e sudoeste,  há riscos, mas bem inferiores com relação à cultura do trigo.

 

CONFIRA A ENTREVISTA COM O ECONOMISTA MARCELO GARRIDO:

 

O produtor Emir Schneider, de Fazenda Jardim, em Corbélia, gravou um vídeo que viralizou nos grupos de agricultura. Em entrevista ao Portal Sou Agro, ele conta que a geada afetou pelo menos 200 hectares plantados. “Era um milho com potencial muito grande de produtividade, não fosse a geada”, disse ele, que vive da agricultura desde que nasceu e só tinha visto algo parecido em 2013. “Porém, dessa vez, pegou uma área maior, uma vez que o plantio foi feito no fim do zoneamento, em virtude do reflexo gerado pelo atraso no plantio da soja”, relata. (Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

VEJA AS IMAGENS DO MILHO CONGELADO GRAVADAS PELO PRODUTOR EMIR SCHNEIDER:

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.