Declaração do rebanho atinge até agora pouco mais de 30%

Compartilhar

 

#souagro | O fato de conquistarmos a certificação da OIE (Organização Internacional das Epizootias) como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação no dia 27 de maio não é motivo para baixar a guarda. Um dos procedimentos que fazem parte deste contexto é a atualização cadastral do rebanho. A unidade da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), em Cascavel, está preocupada com o baixo índice de procura pela regularização, pouco mais de 30%. A etapa única teve início no dia 1º de maio e prossegue até 30 de junho, ou seja, quem ainda não “acertou a contas” com a Adapar tem menos de um mês. As informações foram repassadas ao Sou Agro pela unidade da Adapar em Cascavel.

Adapar: atualização cadastral do rebanho ainda é baixa

No fim do mês passada, apenas 25% do rebanho paranaense estava com as informações atualizadas em todo o Paraná. De acordo com informações fornecidas pelo Governo do Paraná, o Estado conta com um rebanho bovino de 8,6 milhões de cabeças em 175 mil propriedades com aptidões pecuárias.

Quem deixar de atualizar o cadastro dos animais na Adapar, ficarão impedidos de obter a GTA (Guia de Transporte Animal), documento necessário para garantir a circulação do animal da propriedade até o frigorífico. Precisam atualizar o cadastro as propriedades com bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, aves, peixes e outros animais aquáticos, além das atividades envolvendo colmeia de abelhas e sericicultura, por meio do bicho da seda.

Só 25% do rebanho teve o cadastro atualizado até agora no Paraná

Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e também presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras). A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.