Top Leilão Brangus Boitatá abre o Conexão Genética

Compartilhar

#souagro | A raça que se destaca pela precocidade e adaptação a terrenos acidentados. Essas são apenas algumas das características da raça Brangus, existente no Brasil desde a década de 40.

A Fazenda Boitatá cria animais dessa genética desde 2005. Iniciou com um plantel de 200 vacas no município de Realeza, no Sudoeste do Paraná e hoje tem mais de 600. Antônio Figueiredo é o proprietário e já expandiu a criação para outras duas fazendas. Isso só foi possível por conta do investimento em melhoramento genético. “Passamos a fazer embriões. O salto de qualidade da nossa criação se deve muito a embriões e tecnologia de inseminação artificial. Também agregamos valor com avaliações genéticas. São no mínimo três avaliações por animal desde o desmame até a vida adulta”.

O Brangus se adapta facilmente a terrenos pedregosos e dobrados. Isso prova que é um gado adequado a pecuária paranaense.

Pelo menos uma vez ao ano, a Fazenda Boitatá realiza leilões. Neste sábado, 29 de maio, 50 dos melhores touros Brangus Boitatá serão disputados pelos melhores pecuaristas do Brasil. O Leilão será a estreia do “Conexão Genética”, nome dado a uma série de 6 eventos virtuais realizados pela Panorama Leilões. “Nosso objetivo é divulgar as raças e as genéticas que teremos a disposição nos leilões no ano de 2021. Com o Top Brangus Boitatá vamos colocar a todo mercado, tanto paranaense quanto nacional, toda essa qualidade genética para o amigo investidor”. ressalta Cléber Bortolatto, sócio proprietário da Panorama Leilões.

O leilão Top Brangus Boitatá será todo virtual e transmitido pelo site e canal do YouTube da Panorama Leilões, neste sábado, dia 29 de maio, á partir das 14hs.

Brangus
O Brangus se adapta facilmente a terrenos pedregosos e dobrados

Sobre a Raça

A raça Brangus é o resultado de um experimento entre o cruzamento do Angus e do Zebu, realizado por técnicos norte-americanos do Departamento de Agricultura de Jeanerette em 1912, no estado de Louisiana. Na mesma época, pecuaristas de Oklahoma, no Texas, e do Canadá também passaram a fazer acasalamentos semelhantes. O objetivo dos cruzamentos era a criação de um animal que apresentasse altos índices de produtividade mesmo criado em condições de clima e meio-ambiente adversas, típicas das regiões tropicais e subtropicais.

No Brasil, os cruzamentos começaram a ser feitos na década de 1940 por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Bagé/RS. Inicialmente o resultado do cruzamento foi batizado de raça Ibagé pelos técnicos da época. Alguns anos depois, em função do cruzamento ser o mesmo alcançado nos Estados Unidos, o nome da raça passou a ser Brangus Ibagé, até que se tornou apenas Brangus, anos mais tarde.

O Brangus é uma das raças sintéticas que mais possui diversidade de selecionadores dentro de outros países além do Brasil, como a Argentina, o Paraguai, os Estados Unidos, o México, o Uruguai, a Bolívia, o Panamá, a África do Sul, o Canadá, a Colômbia e a Austrália.

A qualidade de carne é outro destaque do Brangus

 

Vantagens da raça

A raça Brangus reúne inúmeras vantagens como: a tolerância ao calor, a habilidade materna, a qualidade de carne, a padronização e rendimento de carcaça, a precocidade sexual e a fertilidade. Entre os benefícios do Brangus estão a facilidade de parto, os pelos curtos, os elevados pesos na desmama e no sobreano, o entoure mais cedo, e bom desempenho de ganho de peso, tanto a pasto quanto no confinamento.

Os animais se adaptam aos diferentes micros ou macros climas existentes no Brasil, suportando tanto as temperaturas que passam dos 35°C no sol durante o verão no Brasil Central e no norte do país, como as temperaturas negativas no inverno do Rio Grande do Sul.

O Brangus oferece o que qualquer pecuarista espera de uma raça de origem britânica, mas sem as principais limitações.

(Sirlei benetti)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.