Paulo Vallini reeleito presidente do Comder

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=5fidID4weYY

 

O engenheiro agrônomo e diretor-secretário do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini, foi reeleito nesta quinta-feira como presidente do Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural de Cascavel). A reunião aconteceu no auditório do sindicato.

Além de Paulo, a chapa é composta pelo vice-presidente vereador Soldado Jeferson, e o secretário Toni Zaror. “Vamos continuar o trabalho em prol do desenvolvimento rural do município”, resumiu Vallini. O mandato é de um ano.

 

Cooperativas do Paraná já sondam milho americano para suprir escassez

Fina garoa cai e umedece lavouras do oeste paranaense

 

Depois de feita a eleição, a primeira reunião do ano da entidade deu prosseguimento. O primeiro assunto debatido foi a situação de que lei da criação do Comder, do fundo financeiro da entidade e a lei que regula os serviços da porteira para dentro que precisam ser revisadas, segundo o secretário de Agricultura Renato Segalla. “Precisamos criar uma comissão para discutir algumas adequações, para enquadrar em reais serviços da secretaria. Sugerimos que umas cinco ou seis entidades participem desse processo, que passa pela Câmara e todo rito processual normal”, disse. Uma das ideias é limitar a quantidade de horas-máquinas subsidiadas pela Secretaria de Agricultura de Cascavel. Os conselheiros decidiram que farão parte da Comissão: Valmor Pietsch (Abeag-PR), Marcos Marcon (Areac), Sergio Hem (IDR-Paraná), Soldado Jeferson (Câmara Municipal e Comissão de Agricultura) e Paulo Vallini (Sindicato Rural de Cascavel).

 

 

Outro assunto em pauta foi a contratação de técnicos para dar assistência e fiscalizar novos empreendimentos em Cascavel. De acordo com o secretário Segalla, o município está impedido legalmente até o fim do ano para contratar servidores – a não ser profissionais de saúde. “Além do auxílio emergencial que os cidadãos receberam, os municípios receberam também. Cascavel recebeu R$ 38 milhões. Um dos requisitos é a não contratação de novos servidores, com exceção da saúde”, comentou.

Foi aprovada a compra de 1.500 doses de sêmen bovino e 100 litros de nitrogênio líquido aos condomínios de pecuaristas de leite do município. Ficou acordado também que os pecuaristas sejam trazidos ao Conselho para apresentar os resultados e avanços com o programa. Os conselheiros também aprovaram a aquisição de dois carros utilitários para a Seagri, com recursos do Comder.

 

Pequenas estações meteorológicas

Nos assuntos gerais, foram debatidas a construção de chácaras irregulares e o conselheiro Daniel Galafassi sugeriu que Cascavel siga o exemplo de Pato Branco para instalar pequenas estações meteorológicas ao longo da área rural. “Como a prefeitura é um órgão idôneo, isso é muito importante para juntar informações e também criar subsídios para eventuais perícias rurais, para acionar o seguro. É um investimento baixo e bastante eficaz”, comenta.

 

Fonte: Assessoria Sindicato Rural de Cascavel

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas