plantação de kiwi Antonio Olinto-Pr Gilson Abreu/AEN

O “papa do kiwi” é do Paraná

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
plantação de kiwi Antonio Olinto-Pr Gilson Abreu/AEN

 

Quando Estefano Hupalo, 65 anos, dá a falar, Antônio Olinto para e ouve com atenção. Afinal, o agricultor é considerado o papa do kiwi na pequena cidade de 7.427 habitantes na Região Sul do Paraná. Desde 1991 na lida dos pomares, ele é um dos principais responsáveis por fazer a fruta de origem chinesa ter destaque no Estado. Conhece tudo do processo. Da adubação à poda dos pés, nada foge aos olhos desse veterano de voz mansa. “É tudo por minha conta”, diz, sem falsa modéstia.

Cuidado transformado em números robustos. Apesar de ser o segundo maior produtor do País, o Paraná é quem tem melhor aproveitamento. Respondeu, sozinho, por quase metade do Valor Bruto da Produção (VBP) do Brasil: 49,6% dos R$ 12,9 milhões gerados pela fruta. Número consideravelmente superior ao Rio Grande do Sul, líder de mercado, que alcançou 33,6% – Santa Catarina (16,2%) e São Paulo (0,6%) aparecem na sequência. Os números são do Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), últimos dados nacionais disponíveis sobre a colheita.

“A precificação do produto paranaense apresentou cota maior, indicando uma melhor qualificação do kiwi local”, avalia o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Paulo Andrade.

No Paraná, explica o técnico, o Departamento de Economia Rural (Deral) acompanha a cultura desde meados dos anos 2000. Nos últimos dez anos, segundo o órgão, a área plantada de kiwi no Estado girou em torno dos 200 hectares, com colheitas estimadas em 3 mil toneladas.

A produção local, concentrada de março a maio, está centralizada nas regiões Sul e Centro-Sul, com Antônio Olinto puxando a fila (20,7%), seguido por Araucária (18,1%), Mallet (17,3%), Porto Amazonas (11%) e Lapa (8,3%). Conjunto de cidades que abrange 75,4% do total. Outros 25 municípios respondem pelo restante.

Já em relação à comercialização, no ano passado as Ceasas do Paraná venderam 889 toneladas de kiwi a um preço médio de R$ 11/kg.

 

Fonte: AEN

 

Foto: Gilson Abreu/AEN

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas