Marechal Rondon melhora a genética de bovinos

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

A Secretaria de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon está executando mais uma etapa do Programa de Melhoramento Genético Bovino das raças holandesa e Jersey, com a distribuição de doses de sêmen aos pecuaristas. Um encontro realizado na manhã desta segunda-feira marcou o início da nova etapa. Estiveram presentes o vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila), o secretário Adriano Backes, o médico-veterinário Fernando Salles, assessores da secretaria, além dos produtores Ademar Bald, Renida Dreissig Fiorini, Jeferson Juliano Ostjen, Alcindo Hirt, Jaime Lenz, Rejane Fabian Röding e Rogério Faccin, representando diversas linhas do interior do município.

De acordo com Backes, para este ano foram adquiridas três mil doses de sêmen, por meio do pregão eletrônico de registro de preço nº 11/2021. O investimento previsto é da ordem de R$ 48.120,00. São beneficiados em média mais de 100 produtores por ano e a distribuição teve início nesta segunda.

 

Associação Brasileira de Proteína Animal pede socorro

Milho argentino para suprir demanda interna

 

O horário de atendimento aos produtores é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da secretaria junto ao paço municipal, com o médico veterinário Fernando Marques Salles.

De acordo com Fernando, cada produtor poderá retirar até 30 doses por ano, dependendo da produção de leite. Na hora da retirada do sêmen, o produtor deve apresentar a nota fiscal de leite entregue ao laticínio e exames de brucelose e tuberculose dos seus animais.

Para a retirada das doses de sêmen, é necessário que o produtor traga um botijão de nitrogênio ou caso não tenha como retirar, será fornecida uma autorização para que um inseminador possa fazer a retirada.

 

Fonte: Prefeitura de Marechal Cândido Rondon

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas