Incra e Terra Roxa firmam termo de cooperação técnica

Compartilhar

 

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e a Prefeitura de Terra Roxa, no Oeste do Paraná, vão trabalhar em parceria para a oferta de serviços para a população, por meio de três parcerias. A primeira, é a instalação da Sala da Cidadania, para atendimento geral à população nas demandas fundiárias. Além disso, haverá a instalação de uma Unidade Municipal de Cadastramento na prefeitura para resolução de questões relacionadas ao cadastro rural.

O termo de cooperação técnica entre a superintendência regional do Incra no Paraná e a prefeitura foi assinado pelo superintendente do Incra/PR, Robson Luís Bastos, pelo prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis da Silva e pelo vice-prefeito do município, Vagner Rodrigues da Silva.

Com as medidas, os cidadãos de Terra Roxa poderão contar com o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, que vai funcionar dentro do programa Titula Brasil, do governo federal. A estimativa da prefeitura é que cerca de 700 propriedades rurais em Terra Roxa necessitem de regularização fundiária – áreas de posse de agricultores que receberam, de forma precária pelo governo do estado na década de 50 – e que terão análise processual por meio do Titula Brasil. No Paraná, 75 solicitações de adesão foram enviadas à regional do instituto.

 

Insegurança jurídica atinge 100 mil propriedades

Regularização fundiária na Faixa de Fronteira mobiliza Incra e o Mapa

 

“Com as estruturas da Sala da Cidadania, UMC e NMRF, é possível disponibilizar aos cidadãos de Terra Roxa serviços relacionados ao cadastro rural, ao atendimento dos proprietários e dos possuidores de imóveis rurais da região, aos projetos de assentamentos e ao atendimento aos assentados e assentadas da Reforma Agrária jurisdicionadas pelo Incra no município, bem como, ao público em geral”, diz Bastos.

Os trabalhos de regularização fundiária do Incra têm uma importância estratégica na região Oeste do Paraná. Desde o ano de 1966, o Incra foi instituído como o gestor das terras rurais situadas na Faixa de Fronteira. No Paraná, a faixa de fronteira abrange 139 municípios, o que corresponde à cerca de 1/3 do território paranaense, nas regiões Oeste e Sudoeste. O Incra atua na missão de realizar a governança fundiária, com foco na regularização fundiária e titulação de lotes em assentamentos e em propriedades rurais. Para resolver de forma definitiva as questões fundiárias, o governo federal lançou o programa Titula Brasil.

O Titula Brasil foi criado para apoiar a titulação de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios. Os municípios podem aderir, de forma voluntária, por meio do Formulário de Adesão ao programa.

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.