abatedouro de aves

Homenagens marcam os 10 anos do incêndio do abatedouro de aves da C.Vale

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
abatedouro de aves

Há exatamente 10 anos, um incêndio de grandes proporções no abatedouro de aves entrou para a história da C.Vale. Um clarão que podia ser visto a quilômetros iluminou a madrugada de 13 de maio de 2011. O abatedouro de aves, localizado em Palotina (PR), estava em chamas. O fogo começou no setor de embalagens e se espalhou rapidamente para outras partes da planta. No local, o que se via eram escombros, labaredas e muita fumaça. Em meio a tudo isso estavam os funcionários que, num espírito de união, não mediram esforços para combater o incêndio e evitar danos ainda maiores. Só depois do amanhecer foi possível ver os riscos que todos correram. Felizmente nenhum profissional ficou ferido.

Nesta quinta-feira, dia 13 de maio de 2021, a gerência da indústria convocou os principais personagens envolvidos. Entre os homenageados estava o presidente da cooperativa, Alfredo Lang, que se emocionou e se surpreendeu com o Memorial da Superação, que expôs um coração metálico lapidado pelas chamas do sinistro. “É uma data que ficará marcada em nossas vidas. Parecia impossível reconstruir a indústria, mas ninguém se doa como nossos funcionários para resolver os problemas. A dedicação e a garra dos nossos profissionais recuperaram e ampliaram a indústria. Eu só tenho a agradecer ao empenho de todos”, pontuou o presidente emocionado.

Lang enalteceu o empenho de todos os funcionários

Para o gerente de Divisão da Industrial, Reni Girardi, a postura de Lang refletiu diretamente na atitude da equipe. “No dia seguinte o presidente disse que nenhum funcionário seria demitido, nenhum frango alojado deixaria de ser abatido e que, daquele dia para frente, o foco era reconstruir o abatedouro e projetar o futuro”, destacou o gestor. Quatro dias depois a tragédia a linha 1 voltava a operar e 10 dias depois a linha 2 era reativada.

Neivaldo Burin, gerente do abatedouro de aves, disse que a ideia de criar um memorial foi uma forma que a cooperativa encontrou para homenagear os funcionários que se superaram para ajudar a controlar o incêndio. “Perdemos quase um terço da estrutura do abatedouro com o incêndio. A gente entendeu que seria oportuno resgatar a data lembrando todos os que colocaram sua vida em risco para controlar o fogo.”

Coração de metal encontrado por funcionários nos escombros da indústria

Também participaram da solenidade o vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron e o diretor-secretário Walter Dal’Boit.

Fonte e foto: Assessoria C.Vale

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias